Vamos tocar essa obra juntos?

Como vimos, há mais de sessenta anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) nunca teve uma sede própria, carecendo de condições adequadas para seu funcionamento e o aproveitamento total de seu potencial artístico. Conheça a história da orquestra

Atualmente, os concertos são itinerantes, circulando por diversos teatros e igrejas, que não possuem a qualidade acústica necessária para receber uma orquestra. Além disso, a maior parte dos ensaios é realizada em um ambiente diferente daqueles em que a Ospa se apresenta.

Felizmente, a construção da Sala Sinfônica da Ospa teve início em 2012. Conheça o projeto e a Fundação Cultural Pablo Komlós.

Agora a Ospa precisa do apoio da sociedade para dar continuidade às obras e concretizar este projeto.

Diversas personalidades conhecidas no Rio Grande do Sul, como empresários, formadores de opinião, artistas, músicos e comunidade em geral, já se manifestaram seu apoio à construção da Sala Sinfônica da Ospa. Leia alguns depoimentos.

Os patrocinadores BanrisulSouza CruzVonparLojas RennerSulGásRandonCelulose IraniHabitasul, e os apoiadores STIHLBarraShoppingMarcopoloPactum e CIEE já estão ajudando a Ospa a construir sua sede própria, por meio da Lei Rouanet. Apoie esta causa você também!


Sobre a Lei Rouanet

Quem pode investir? Pessoas físicas (deduzindo até 6% do Imposto de Renda – IR – devido) e empresas tributadas pelo lucro real (com faturamento acima de R$ 48 milhões), deduzindo até 4% do IR devido.
Onde investir? Em projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.
A qual imposto esta lei está associada? Imposto de Renda – IR.
Quanto investir? Até 4% do imposto a pagar.
Quanto é abatido do imposto de renda? 100%.

O projeto da Sala Sinfônica da Ospa oferece aos seus patrocinadores contrapartidas/visibilidade proporcionais ao valor da cota investida.

Estas contrapartidas contemplam retornos de mídia, logomarca da empresa nos materiais gráficos e de identidade visual da Sala Sinfônica, diversas ações de relacionamento e presença no site da Ospa da logomarca da empresa.

Quais são os benefícios do investimento cultural?

Ao reverterem para o incentivo cultural um recurso que já seria naturalmente destinado ao pagamento de impostos, as empresas que investem em cultura são beneficiadas de diferentes formas:

Responsabilidade Social
Relacionamento
Comunicação da Marca

241 comentários em “Vamos tocar essa obra juntos?”

  1. Fernanda disse:

    UM NOVO TEATRO JÁ!

    • Rosi disse:

      É fundamental que a Ospa tenha seu teatro.
      E nossa cidade também merece.

    • Alessandra Lima disse:

      Sim, eu quero um novo teatro para a OSPA, já!!
      Nossa cidade tem que ter uma sede para nossa Orquestra Sinfônica! É tudo nosso ( a orquestra, o teatro, a cultura, a verba pública) lutemos por isso!

  2. Luciano Montanha disse:

    Porto Alegre precisa ajudar a Ospa a conquistar o seu teatro! Nossa cidade não merece ver sua orquestra sem uma sede. Sucesso na campanha!

  3. juremir vieira disse:

    Parabens pela iniciativa….gostaria apenas de perguntar se no projeto da nova sede esta incluida a construcao de um fosso de orquestra, para eventuais producoes de operas encenadas…seria uma pena que isso nao estivesse previsto….um abraco, juremir

    • Lucilena disse:

      Imagina, que lindo! Um lugar apropriado para um concerto e para uma ópera então com toda a acústica necessária para um belo espetáculo. Tá na hora de Porto Alegre ter um espaço assim.

  4. Luciano Montanha disse:

    Porto Alegre precisa ajudar a Ospa a conquistar o seu teatro. Nossa cidade merece ver a sua orquestra com sede própria. Sucesso na campanha!

  5. Deise Cristina Barbosa disse:

    Minhas palavras iniciais são para estas empresa que ja estão apoiando este projeto PARABENS POR INVESTIREM EM CULTURA EM NOSSO ESTADO! Que sirva de lição aos demais empresário que podem com certeza colocar a mão em seus impostos e reverter em cultura! Precisamos sim é de pessoas que possam levar a estes empresários o real valor de se investir em cultura.Boa sorte a todos!

  6. Jorge Soledar disse:

    Eu quero! E tenho certeza que todos os que apreciam ver a cidade (seus representante e representados) construindo espaços modernos à cultura vão se dispor à esta campanha!

  7. Regis Eduardo Silveira disse:

    se o ministério da cultura tem dinheiro para investir na cultura…então que invista no teatro da OSPA…

    • Deise Cristina Barbosa disse:

      O Ministério da Cultura tem verba, mas alem disso temos dinheiro incentivados por leis da Cultura e que podem ser descontados do imposto de renda de muitas empresas, tem é que ter pessoas qualificadas para mobilizarem os empresários gaúchos a investirem em cultura, nem sempre esperar pelo governo é a resposta!!!!!

  8. Eva Mothci disse:

    A OSPA merece SIM um teatro digno do seu valor. Teatro novo JÁ!

  9. Araquém Idiart disse:

    Um Estado como o nosso, vanguarda na política, culto de belas mulheres, onde às pessoas admiram e cantam o hino rio-grandense, onde a tradição é cultivada e valorizada, não pode ficar sem um Teatro que abrigue uma das principais orquestras do Brasil. A burocrácia não pode vencer! CONSTRUÇÃO JÁ E IMEDIATA!

  10. Ricardo Javorsky disse:

    sou totalmente a favor de um teatro para a OSPA(aliás muito merecido). Quero que continuem no mais alto nível como orquestra e que logo tenham uma “casa” com uma acústica perfeita, ótima localização, boas acomodações e por um bom preço! perfeito! pela arte, pela cultura, pela educação e socialização. Um abraço!

  11. Ademar Oliveira disse:

    Uma orquestra é um exemplo de como viver em harmonia na sociedade, já que para fazer 80 ou 90 músicos de pensamentos diferentes tocarem estritamente juntos não é fácil! O planeta para esse mundo é o teatro. Quero ver e ouvir a OSPA tocando em uma acústica maravilhosa, visto que, em condições arbitrárias, a orquestra vem dando conta do recado( e como!!!). Se esse estado realmente ama essa orquestra, não vai demorar nada para que esse teatro saia!!!

  12. Luci K disse:

    Ola…Cantei durante 6 anos na OSPA e estudei na antiga escola de música da instituição e passou anos , trocou governos e sempre a mesma promessa! Creio que esta na hora de uma atitude positiva de toda sociedade em exigir um Teatro para receber ”’nossa orquestra”!Afinal,eu venhoi de um cidade que tem uma ORQUESTRA SINFÔNICA: PORTO ALEGRE!TEATRO PARA OSPA JÁ!

  13. Eu não só quero um novo teatro, mas também quero cantar nesse maravilhoso coral da OSPA….Cultura , nunca é demais meu povo. NOVO TEATRO JÁ!

  14. Porto Alegre precisa de um teatro próprio para a nossa orquestra!

    Inacreditável que esta cidade deste porte e importância, decorridos tantas décadas, não tenha ainda um lugar apropriado para suas apresentações e ensaios.

    TEATRO DA OSPA, JÁ!!!!

  15. Rejane Souza disse:

    Apoio a construção do teatro da OSPA, a cultura gaúcha necessita urgentemente de um espaço cultural dessa grandeza.

  16. Eduardo disse:

    Certamente, a OSPA representa a cidade de Porto Alegre e merece ter uma sede própria, para que possa desenvolver com muito mais qualidade o seu trabalho, que encanta toda a população!
    A Prefeitura deve se manifestar com urgência sobre o tema!!!

  17. Susana Munhoz Krás Borges disse:

    A sede própria é o mínimo que a OSPA e o Coro Sinfônico merecem!O meu apoio é total!

  18. Felipe Albarello disse:

    Porto Alegre necessita, URGENTEMENTE, de uma sala sinfônica à altura de sua orquestra e de nossa cultura. Chega de “burrocratas e ecochatos” que sempre impediram esta obra!

  19. Ayres Potthoff disse:

    A Ospa merece seu teatro.
    É uma vergonha o descaso com uma das mais importantes orquestras do país.

  20. carmem suzana da richa disse:

    É de fundamental importancia para a cidade de Porto Alegre um teatro para a OSPA, é valorizar a cultura. O que parece que falta vontade política…

  21. Vitor Oliveira disse:

    É uma vergonha o grande símbolo da cultura clássica da capital não possuir uma sede própria depois de tanto tempo! SEDE JÁ!

  22. Olavo Ludwig disse:

    Já! Um teatro próprio é o mínimo que a OSPA merece

  23. Otto disse:

    Tá mais que na hora de construir esse teatro!

  24. Melissa disse:

    Eu apoio! Como assim a orquestra sinfônica da cidade não tem uma sede oficial?!

    Pra esse movimento ter mais força, sugiro que ao invés de comentários no site, criem uma causa no Facebook pras pessoas apoiarem, costuma ter muito mais alcance e efeito.

  25. Leonardo disse:

    Queremos Teatro e condições para trabalhar.
    Uma família sem casa, sem um teto, não pode sobreviver. Chega de enrolação política: sempre há dinheiro para outras coisas, menos para investir na cultura. Nessa COPA de 2014 vai ser uma gastança dos diabos, uma roubalheira sem fim….coitado do Brasil !!sem educação e cultura de qualidade.

  26. bernardo disse:

    Qualidade acustica é fundamental.
    A OSPA esta itinerante, tocando em igrejas, teatros, praças e ensaiando em outro local. Assim fica impossive demonstrar a excelencia tecnica dos musicos.
    Sala Sinfonica URGENTE.

  27. Karin Regina Grahl disse:

    A OSPA E TODOS GAUCHOS MERECEM UM NOVO TEATRO.

  28. karla Fabiana Siqueira da Silva disse:

    Queridos amigos!
    Está mais do que na hora da OSPA ter sua casa própria, assim como acontece com as maiores orquestras no mundo.
    A OSPA MERECE SEU TEATRO!
    Suas salas trabalhadas acusticamente, salas de ensaio, camarins,etc. Como Violinista e musicista de orquestra sinfônica apoio esta idéia.
    Abraço para todos os colegas
    karla siqueira

  29. Fausto Leiria Loureiro disse:

    Construir um teatro é fácil. Difícil é montar uma orquestra sinfônica. Teatro da OSPA: questão de talento.

  30. Ligia Maria Rockenbach disse:

    A OSPA merece uma sede própria!!! E quem ganha com esta iniciativa é a cidade de Porto Alegre!!!

  31. Ivan J. Heck disse:

    Acompanho a OSPA desde os anos 70-Concertos p/Juventude-URGS-Domingos.
    É fundamental para a divulgação da musica erudita.Um símbolo de nossa cidade.
    É inadmissível que ela não tenha uma sede.
    A OSPA merece seu teatro.Apoio totalmente.

  32. Raul Sanvicente disse:

    Se com todas as condições adversas que fazem dos músicos da OSPA uns heróis, imagine-se com um teatro próprio com tudo de direito? Vamos lá! Porto Alegre já perdeu muito tempo!

  33. RICARDO HUBBA disse:

    A OSPA merece seu teatro. Vamos lá Porto Alegre !

  34. Pablo disse:

    Sugiro que neste projeto seja previsto conservatório para ensinar música clássica para a comunidade, gratuitamente. Mas não apenas para quem já sabe música, como é hoje seleções atuais, mas para quem não sabe nada, independente da idade!
    :)
    Que venha o Teatro, a cidade merece.

  35. Marcos Ferreira disse:

    Porto Alegre merece um Teatro da OSPA moderno, funcional e bonito. Mais turismo e cultura para o Rio Grande e o Brasil!

  36. Lucas Feijo disse:

    Todos ganham com a construção desse projeto magnífico.

  37. Mariana Figueiró Klafke disse:

    Porto Alegre merece um teatro para sua orquestra e seu coro sinfônicos. Afinal, cidade rica é cidade que valoriza cultura!

  38. leonardo bargas delfim disse:

    Pela importância da Ospa no cenário gaúcho e brasileiro a existência de uma sede própria nem mesmo deveria ser objeto de discussão; é imperioso e fundamental que a Ospa tenha um espaço digno, moderno e de qualidade para poder desenvolver suas atividades, seja no ensino, aprimoramento ou divulgação da música no nosso estado.

  39. Luciano Ceolin Rosa disse:

    Atribui-se ao Érico Veríssimo uma frase que disse quando foi questionado no exterior sobre qual era a sua cidade: “Sou de uma cidade que tem uma orquestra sinfônica!”
    Espero que no futuro próximo não tenhamos mais que dizer amargamente: “Somos de uma cidade que tem uma orquestra sinfônica sem teto!”.
    Espero que esta irônica vergonha mobilize os portoalegrenses para lutar por este teatro que é no mínimo justo, digno e à altura da história da nossa Orquestra.

  40. Como cantor lírico e agente cultural, apoio essa campanha: precisamos de um teatro para a orquestra, para o coral, para a comunidade portoalegrense.

  41. Isadora disse:

    Apoio totalmente a ideia e espero que saia do papel.A OSPA e Porto Alegre merecem!
    Sucesso!

  42. Giselma Pereira disse:

    Precisamos valorizar este grande patrimônio do Rio grande do Sul. Obrigada OSPA. Fica o desejo para que tenhas uma Sede.

  43. Márcio disse:

    Porto Alegre precisa para ontem deste TEATRO
    TEATRO DA OSPA E CAIS DO PORTO JÁ!!!!!!!!!!!

  44. Guilherme Cássio dos Santos disse:

    A OSPA merece seu teatro!
    É raro encontrar hj em dia pessoas q façam com tanta dedicação o que eles fazem, com seus dons na musica!!
    Apoio o teatro da OSPA!

  45. Rodrigo Vallejos disse:

    Está mais do que na hora que o RS e Porto Alegre na condição de capital e sede de uma das mais tradicionais e importantes Orquestra Sinfônica do Brasil, ter sua sede própria para que nossos músicos possam ter as devidas condições de qualificarem ainda mais o seu trabalho e a todos os gaúchos o direito de disfrutar de um local moderno, confortáel e apropriado para este tipo de espetáculo. Vamos nos mobilizar gauchada, chega de atraso, chegou a hora do nosso povo despertar dessa apatia das últimas décadas. Queremos o Teatro da OSPA JÁ!!!

  46. Isaías Figueiredo Müller disse:

    É de vital importância para nós gaúchos a construção do Teatro da Ospa, pois este Templo da Arte abrigará estes profissionais altamente capacitados, especialmente devotados amantes da Música (difusores da cultura clássica) com reconhecida participação na formação de novos talentos musicais através da sua “Escolinha e de outras Ações”. A Ospa, pelos serviços e pela generosidade com que atua no meio de nossa Sociedade merece todo nosso apoio.

  47. Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima disse:

    Claro que sim!!!
    E que ele seja o meio de crescimento e popularização da orquestra.
    Pedro

  48. iris carla karst disse:

    Ainda somos reconhecidos como o estado da nação que mais interesse tem na cultura.Como vamos deixar nossa maravilhosa OSPA sem uma casa digna?Estou pronta para me unir aos que buscam uma solução.

  49. Claudia Antonini disse:

    TEATRO DA OSPA JÁ!
    Conservatório Pablo Komlos já!
    Projetos de inclusão através da música já!
    A nossa capital precisa e merece!

  50. ana luisa moscoso petek disse:

    “Sou de uma cidade que tem uma orquestra sinfônica” ( Érico veríssimo)
    Porto Alegre-vamos tratar bem esta orquestra!
    Urgente-teatro da OSPA!

  51. Teatro para a OSPA Já! O RS agradece.

  52. Juliano disse:

    Acho louvável e apóio incondicionalmente a construção de um teatro para a OSPA. Todos nós porto alegrenses, Coral e orquestra merecem esse reconhecimento… Uma pena que não comportará espaço para grandes produções como óperas… Quem sai perdendo é o povo gaúcho e a cultura…

  53. Ivan Cortez disse:

    A Ospa e o Povo Gaúcho merecem um novo teatro!!!

  54. Roberta Mielczarski disse:

    Teatro da OSPA, já!

  55. Sinto uma verdadeira repulsa quando passo pelo extinto Teatro da OSPA na Independência, pois, mesmo necessitando de manutenção urgente, era um teatro. E sinto outra repulsa ao saber que os colegas ensaiam no Cais do Porto, um local de rara beleza, porém sem acústica apropriada para tal. A OSPA é patrimônio do nosso Estado, TEATRO URGENTE!!!!!!!!!!!! A OSPA e seus admiradores merecem!!!!

  56. É vergonhosa a situação que nossos grandes músicos da OSPA estão vivendo! Sem uma sede própria, muito menos um local para ensaios. Vergonhosa situação para todos nós. Prefeitura de Porto Alegre! Não deixem mais esse absurdo continuar!

  57. Aelexandre H. disse:

    A Ospa precisa de uma casa! Investimentos na cultura JÁ!

  58. José Simão disse:

    Francamente, como deixar recados num site vai arrecadar mais verba (que são milhões) pra levantar o teatro?

    Tem que mobilizar concertos e iniciativas privadas pra sair do papel.

    Pelo menos façam um crowfunding e não um pseudo-movimento virtual longe das principais redes sociaise e que te incentiva a comentar inocentemente ao invés de ajudar.

    • admin disse:

      José Simão,
      O projeto do novo teatro já está aprovado, e os 20 milhões para dar início a construção também. Só precisamos que esse dinheito seja liberado pelo Ministério da Cultura para iniciar as obras. A Presidente do Brasil, Dilma Roussef, estará em Porto Alegre nos próximos dias, para falar, entre outros assuntos, da construção do novo teatro, com o Governador Tarso Genro. Esse movimento por meio do site da Ospa, Facebook e Twitter visa mobilizar as pessoas e chamar atenção das autoridades, mostrando o apoio da população. Qualquer dúvida, entre em contato com a Ospa, pelo telefone: (51) 32227387. Obrigado

  59. Viver é uma grande arte. Fomos criados dentro de uma cultura que nos ensina que arte não dá dinheiro e por isso somos aleijados artisticamente. Mais que um novo Teatro, precisamos de incentivo. De nada adianta construir um teatro, onde posteriormente, a locação para uso de apresentações chegará a um custo absurdo. Pense Arte!

  60. Ja esta mais do na hora.
    A secretaria de Cultura de Porto Alegre e do Estado do RS valorizar o que a OSPA tem feito por muitas geracoes.

  61. Vera Lucia A. Moraes disse:

    Como diz nosso ex-prefeito Fogasa, Porto Alegre é demais!!! concordo, mais só vai ser perfeito com a construção do Teatro da OSPA.
    Senhores Empresário e gaúchos, vamos entrar nesta briga. Vamos mostrar o sangue Maragatos que corre em nossas veias para conquistar mais esta vitória.

  62. Angela Maria Cappelletti disse:

    Quero sim uma sede para a nossa OSPA e há muito tempo. É uma vergonha que a nossa cidade não tenha ainda um local para esta importantíssima instituição cultural!
    Fico contente que agora, pelo menos é o que parece, mas só acredito quando estiver o prédio pronto e funcionando, o projeto vai sair do papel.

  63. Adriana Neves disse:

    O democratizar a cultura não é só artistas se apresentando em praças ao ar livre… Também é fundamental lugares dignos para fins específicos.
    Através de iniciativa pública e/ou privada o Rio Grande do Sul e Porto Alegre, tão orgulhosos que são, já não deveriam ter resolvido esta questão ha muitíssimo tempo… É inacreditável.

  64. Denifer disse:

    Teatro para a MARAVILHOSA OSPA já!!!!

  65. Caroline disse:

    Com certeza!!! novo teatro já! merecemos! nossa cidade também.

  66. Foltz disse:

    Lembro-me bem do meu primeiro contato com a Ospa num concerto espetacular no estádio do Pelotas naquela cidade. Fã instantâneo não perco chance de prestigiá-la e nesse momento não poderia ficar de fora. A Ospa merece muito sua sede própria, linda, a beira do Guaíba e no meio daquele arvoredo, será uma sinfonia perfeita!!! Teatro da Ospa JÁ!

  67. Lúcia Freitag disse:

    Já temos a Orquestra Sinfônica maravilhosa , Músicos precisam de concentração para fazer boa música, não deveriam ter esse estresse, a construção do prédio cabe a Administração pública. O local já existe e é perfeito,afinal, o que falta para iniciar a obra. Será dinheiro ou falta de vergonha política?

  68. carina Sehn disse:

    A OSPA e a cidade de Porto Alegre merecem este teatro. É indiscutível a qualidade e a competência que a nossa orquestra tem e para continuar nos oferecendo tanta beleza, sofisticação e cultura nada como ter o seu próprio espaço!
    Meu voto é mais do que favorável é inquestionável!
    Teatro para a OSPA já!

  69. lidia lima disse:

    Qualidade acústica é o que precisamos. Uma sala sinfônica especializada é uma necessidade urgente para atingirmos qualidade ideal.
    Novo teatro da OSPA urgente!

  70. Betina disse:

    Teatro já!

  71. Juliana disse:

    Mais que uma necessidade!
    Apoio totalmente! :)
    Será lindo!

  72. Luiz disse:

    Espero ver este teatro em pé o quanto antes! A cidade precisa de um espaço desta natureza e qualidade que, além de beneficiar a orquestra, pode servir para apresentações de outros artistas. Precisamos fomentar a cultura na nossa capital.

  73. S. Cabral disse:

    Sou a favor deste novo teatro! O mais importante é ter consciência de que o novo teatro será um benefício para TODAS as orquestras que tocarão nele, ou seja, vai atrair mais grupos para a cidade e isso vai fazer a OSPA melhorar cada vez mais, além de incentivar o intercâmbio de outras orquestras do Brasil com o Rio Grande do Sul. Enfim, é uma obra para ONTEM e para muito mais pessoas do que cabem em PoA!
    Como disse bem a Carina aí ao lado, teatro para a OSPA já!!!

  74. Daniel disse:

    Um Teatro para a Ospa, por favor!!!!

  75. pedro disse:

    A cidade merece, assim como os porto alegrenses!
    Teatro do ospa já!

  76. Marcia disse:

    A OSPA precisa de um teatro urgente!!!
    Nosso estado precisa dar mais atenção a cultura!!

  77. Marcos disse:

    Precisamos urgentemente de mais cultura. Vamos lá Teatro para a Ospa já!

  78. Ana Emília disse:

    Acho de grande importância a OSPA ter um teatro próprio, com espetáculos, oficinas e muita música.

  79. Martin disse:

    A cidade de Porto Alegre precisa do Teatro da Ospa já!

  80. Rosane Benício disse:

    Uma cidade como Porto Alegre não ter um teatro para sua orquestra sinfônica trabalhar é até vergonhoso. A OSPA precisa urgente de um teartro!!!

  81. Felipe Matesco disse:

    Cultura é essencial! Teatro novo para a Ospa é urgente!

  82. M Machado disse:

    Uma orquestra que leva o nme da cidades, estar sem “sede”, só aqui mesmo,e isto que nos “achamos” cultos.

  83. Olavo M. Torres disse:

    Orgulho de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, a Orquestra da Capital é uma das características que mais nos aproxima da tão cultuada herança Européia no estado, da qual somos sempre tão orgulhosos… Além de ser uma excelente fonte de inspiração e de didática para nossos filhos, mantendo sempre a Música com uma das mais belas Artes da humanidade!

  84. RockForFun disse:

    A gente não quer só comida.
    A gente quer comida diversão e ARTE.

  85. Fernanda disse:

    Teatro um novo teatro.

  86. uciane Paz disse:

    Gente urgencia para este novo teatro, nossos musicos estão ensaiando provisóriamente no Cais e apresentando-se em lugares com acústica não apropriada..a Ospa é patrimônio de todos nós e merece todo o nosso apoio. TEATRO JÁ!!!

  87. Marcelo Birck disse:

    Não há como não querer um novo teatro para a Ospa

  88. Euclides da Silva disse:

    Teatro Já! Pois a OSPA e o povo gaúcho merecem um teatro novo para o engrandecimento da cultura.

  89. Marlene Lopes disse:

    Parabéns OSPA por nos darem o prazer de ouvir boa música e continuarem trabalhando honestamente mesmo que tenha muita maré contra. Quero ver a Cultura desse Estado, que abracei, ser respeitada em todas as vertentes. Que tenhamos o Teatro da OSPA e muitos outros, nós merecemos e os músicos e funcionários também.

  90. Fabiano disse:

    Com certeza, devemos e merecemos ter um novo teatro, apoiado e vou replicar nas minhas redes sociais.

  91. Mª Shirlei da cruz de Araujo disse:

    Vamos todos unidos, nesta corrente, aplaudir, para que a OSPA tenha sim, o seu TEATRO.

  92. Jimenes disse:

    Um dia um poeta disse: Eu venho de uma cidade que tem uma orquestra sinfonica. Hoje, esta mesma Orquestra Sinfonica precisa de um teatro. Um teatro que irá enriquecer a cultura desta cidade (Porto Alegre). Chegou o momento em que apenas promessas não são suficientes, é preciso ação. Assim, manifesto o meu apoio pela construção do Teatro da OSPA.

  93. Renata disse:

    Teatro JÁ!!!!!!!!

  94. Gerson Dockhorn disse:

    A OSPA é uma das melhores orquestras sinfônicas da América. Não dá prá entender porque esse projeto ainda está parado. Teatro da OSPA já. Já devia estar funcionando há tempo.

  95. Além do teatro, com uma acústica perfeita e palco circular, no centro do teatro, que se reavive a Escola de Música. Estudei nela nos anos oitenta e o que sei de flauta transversal, devo ao prof. Hans Hess. Minha filha quer aprender viola e não há lugar decente onde se ensine. Teatro e Escola, já!

  96. Aline Malanovicz disse:

    Eu apoio esta campanha. Nossa Orquestra Sinfônica precisa de um teatro à altura da sua qualidade. Cultura e Educação são os melhores investimentos!

  97. Roney Gomes disse:

    Está mais do que na hora de darmos uma casa nova para a Ospa que tantas apresentações e momentos especiais já nos deu.
    EU QUERO UMA CASA NOVA PARA A OSPA!

  98. Gustavo disse:

    Porto Alegre precisa da OSPA, e a OSPA precisa de um bom teatro!!!

  99. Olívia Vargas disse:

    Apóio a construção de um novo teatro! É vergonhoso não terem uma sede própria. A importância de um espaço para ensaios e apresentações é grande. Precisam de um local com boa infraestrutura e excelente acústica.

    Espero que o governo faça um teatro que atenda a todas as necessidades e que não precise ser reparado por muito tempo. Fazer algo as pressas e com mau acabamento é algo muito comum hoje em dia.

    Boa sorte!

  100. Rafael Polo disse:

    É impressionante como a Ospa,sendo a Orquestra Sinfônica que é, reconhecida por sua competência, admirada pelo seu público, composta por músicos super talentosos, não terem um lugar para ensaiar? Não terem um teatro bacana para se apresentar? Me pergunto: o que fazem essas administrações públicas municipal e Estadual?? Vão construir um Teatro do Tamanho da OSPA!!!

  101. Vera disse:

    Olha pro nível da OSPA, é até um milagre que ela esteja sem casa e chegado onde ela chegou.
    Onde ela poderá chegar com um ambiente próprio? E que prazer será trabalhar…

  102. Eduardo Gomes Soares Ramos disse:

    Assisti a OSPA pela primeira vez e fiquei maravilhado com o excelente nível da orquestra.É um absurdo uma orquestra como esta está hoje sem local para ensaio e concertos. As autoridades precisam rever o que há de melhor para oferecer ao seu povo, e cultura é um excelente presente. Queremos um teatro para a OSPA já.

  103. Bruno Angelo disse:

    Sou ex-aluno da “Ospinha” e assisto a muitos concertos da OSPA. Quero estar ao lado da orquestra nesta luta.

  104. Jacinta regina Ritter disse:

    Porto Alegre merece a OSPA e esta precisa ter a sua casa. Música é cultura! Vamos nos unir pela OSPA!

  105. Thaís disse:

    O investimento cultural é um dos mais valiosos! Percebam a visão de Porto Alegre com seu Teatro único para sua maior orquestra.
    Vamos lá, só temos a ganhar com o novo Teatro para a maravilhosa OSPA.

  106. Ethel Peisker disse:

    Cidade que se preza tem sua Orquestra e esta PRECISA da sua casa. É o mínimo que os profissionais que enlevam nossa alma merecem: um lugar onde possam se sentir em casa, para ensaiar e se apresentar.
    Um Teatro é um cartão de visita!!!
    Sigam o exemplo de D. Eva, essa batalhadora incansável que conseguiu re-erguer o Teatro São Pedro.
    TEATRO OSPA JÁ!

  107. Tiago disse:

    A CIDADE PRECISA DA OSPA, A OSPA PRECISA DE UM NOVO TEATRO!

  108. Roberto Steyer disse:

    Todo o apoio à construção do teatro da OSPA!

  109. Emerson Trindade disse:

    É necessário que além de construir um novo espaço para a OSPA se garanta que ele esteja ao seu nível, e não seja uma daquelas obras que, ou ficam embargadas eternamente, ou são feitas só para que a população se iluda que algo está sendo feito

  110. Maria Helena disse:

    A OSPA merece ter sua casa própria, assim como todos os brasileiros. Que venha o teatro da OSPA JÁ!!!

  111. Carlos Mallmann disse:

    Vários outros estados já passaram o RS há muito tempo em investimentos culturais. Quando é que REALMENTE voltaremos a investir em cultura ? Senhores políticos, deixem o discurso de lado e passem à prática !!!!!

  112. Guilherme disse:

    Falar sobre projeto arquitetônico e não falar de autoria, é um desprezo imenso com a categoria que se dedica a arte de compor espaços. Assim como a boa música, a boa arquitetura tem autor. É importante conhecer a obra, mas fundamentalmente a forma de escolha do projeto, a capacidade da equipe que desenvolveu os projetos complementares e principalmente a relação que este obra terá com seu entorno imediato e o conjunto urbano de Porto Alegre. A obra é um conjunto que precisa estar afinada e em harmonia com a cidade, assim como a orquestra e o seu público…temos de respeitar a arte e suas formas de expressão.

  113. Congratulações a todos que trabalham na OSPA e uma saudação especial ao Dr. Ivo Nesralla.

    Estamos torcendo que o novo teatro seja construído ali perto do Gasômetro…

  114. Quero o Teatro Novo da OSPA, sim! E p/ontem! Mas gostaria que fosse um teatro c/infra-estrutura tb p/ópera pois sei que este projeto que existe não contempla a categoria! O ideal seria um novo projeto tb! Mas…independente disto, estou fazendo o possível no sentido de mobilizar a classe cultural e pressionar as autoridades responsáveis, através da minha atuação como Conselheira e secretária no Conselho Municipal de Cultura.Já solicitamos a presença do Secretário da Cultura em uma das nossas reuniões, que são quinzenais, só p/falar no assunto OSPA!

  115. Vinicius Diniz disse:

    Um novo teatro para a OSPA já!

    Uma orquestra como a OSPA é um absurdo não ter um teatro, nem mesmo uma sala de ensaios.

  116. Cleomar Santos disse:

    A Ospa e a rádio da Universidade trazem oxigênio para a sufocada cultura do Rio Grande do Sul.
    Sou pobre e aprendi a gostar de música erudita através destes dois ícones da nossa sociedade.

  117. Natália disse:

    Porto Alegre, deve apoiar a sua Orquestra, é sua obrigação, para valorização própria.

  118. f. k. disse:

    dou a maior força, pra que dê certo, que seja um lugar de agradável visitação e que a infra-estrutura dos arredores (segurança, qualidade das ruas, estacionamentos, ônibus, etc) não deixe a desejar pra que todos possamos usufruir desse belo projeto!

  119. Rosimari disse:

    A OSPA precisa urgentemente de uma sede, e a cidade de POA também precisa de um lugar para a música erudita, seja ela sinfônica ou vocal. Todos os músicos deste seguimento merecem! Não adianta ter um Theatro São Pedro por exemplo, e os músicos não terem acesso a ele!!

  120. Antunes disse:

    Governador e demais políticos do Rio Grande do Sul, o que estão esperando? O bom exemplo (ainda que tarde) de SP, RJ e MG, que já iniciaram seus novos projetos “sinfônicos”, já foi dado. O Sul está ficando para trás…Novo teatro já!!!

  121. Não podemos deixar um projeto com mais de 60 anos sem uma casa propria. Teatro da OSPA urgente e já.

  122. Júlio César disse:

    Onde há um trabalho sendo feito, do nível da OSPA, é necessário a construção de uma casa para estes músicos. Teatro da OSPA urgente!

  123. Maria Beatriz Ribeiro da Silva disse:

    Fundamental, prioridade (pela educação do povo
    e saúde emocional), urgência, questão de honra
    para o povo gaúcho, o Teatro para a querida
    orquestra, orgulho nacional!
    Mexam-se autoridades, empresários e pessoas de
    boa-vontade!

  124. Bernardo disse:

    Queremos um novo teatro!

  125. mario walter disse:

    A OSPA merece um teatro próprio!!!

  126. Maria Luiza Fávero disse:

    Já citado acima, mas vale a pena repetir: “VENHO DE UMA CIDADE QUE TEM ORQUESTRA SINFÔNICA”, resposta de Érico Veríssimo no exterior, quando indagado de onde vinha e como era sua cidade Porto Alegre. Com orgulho ele respondeu e todos nós também: Nossa cidade tem uma Orquestra Sinfônica!
    Como pode não ter ainda um Teatro merecidamente próprio?
    E dotado das melhores condições! Não apenas um improviso para aplacar reivindicações.
    Temos imenso apreço por nossa orquestra e queremos muito um Teatro onde possamos ouví-la e aplaudí-la por tantos anos difundindo cultura com emoção, através da música. URGENTE UM TEATRO!

  127. Neiva Gonçalves disse:

    A OSPA é um patrimônio de Porto Alegre e temos obrigação de preservá-lo. Os músicos precisam de um local para ensaios e para apresentar sua arte.O povo precisa de um local digno para apreciar esse trabalho. O teatro da OSPA precisa,urgentemente, sair do papel!

  128. Bruno Souza disse:

    Muito gostariam de ter uma orquestra sinfônica em sua cidade; poucos tem este privilégio. Mas só em Porto Alegre mesmo para esta orquestra ter que implorar para ficar e conseguir casa própria.

    Já está mais que na hora de reunirmos esforços para a construção deste teatro.

  129. Paulo Renato Rodrigues Lima disse:

    “….moro numa cidade que tem uma orquestra sinfonica….” ja disse o Erico Verissimo, e eu completo, sem uma sede, ainda….até quando?

  130. Laura disse:

    Acho fundamental a OSPA possuir um teatro próprio. Fiquei triste quando não foi feito o teatro junto ao Shopping Total. Seria uma ótima localização e apenas por umas poucas pessoas, que prejudicaram centenas, o projeto foi abandonado. É necessário ter coragem de fazer acontecer, porque se depender do falatório, não se faz nada, sempre tem alguém descontente.

  131. Guilherme Mallet disse:

    Infraestrutura para a OSPA e música para crianças e adolescentes. Nossa juventude precisa aprender a fazer música e não apenas consumir as porcarias comerciais que aparecem por aí. Força, OSPA!

  132. Laura Falkowski disse:

    É indispensável que a OSPA tenha seu proprio teatro! A Orquestra Sinfônica é essencial na nossa cultura!

  133. maria do carmo both disse:

    Está mais que em tempo da nossa OSPA ter seu próprio teatro! Há uns 40 anos atrá eu já ia nas manhãs de domingo assitir “Concertos para a juventude”…Uma cidade do tamanho de Porto Alegre merece!

  134. theresinha carriconde bonini disse:

    Claro que adoraria ver a sede definitiva da nossa maravilhosa OSPA. É incrível como as pessoas competentes para fazer sair do papel tão belo projeto não têm sensibilidade para agilizar.Resemos.

  135. Eduardo disse:

    A OSPA precisa de um teatro à altura de seus músicos!

  136. Ana Beatriz Dias Amaral disse:

    Quero muito um novo Teatro para a OSPA.Apóio esta idéia!

  137. Ettore Sanfelice disse:

    Já passou da hora de nossa orquestra ter um teatro. É um absurdo que se invista em obras para copa do mundo, um evento único, enquanto nossos músicos que trabalham todos os dias e tocam todas as semanas sejam tratados com tanto desleixo e nós, população ouvinte, com tanto desrespeito. Uma vergonha, o mínimo que se espera é um mínimo de respeito.

  138. MARIA APARECIDA disse:

    JÁ PERDEMOS O NOSSO GRANDE MAESTRO PELO DESCASO DO GOVERRNO NA CONSTRUÇÃO DO TEATRO DA OSPA. É UMA VERGONHA!!!!

  139. Pedro Antunes disse:

    Novo Teatro! Uma sede para abrigar a nossa orquestra sinfônica!
    Uma entidade como a Ospa, que leva cultura ao alcance de todos, tem o nosso apoio para crescer e se regenerar. Agora falta o governo ficar ao lado do seu povo e fazer valer o que é justo.

  140. Atos Flores disse:

    Já estou achando vergonhoso o fato de uma cidade dessse tamanho e importância ter uma Orquestra tendo que “mendigar” espaço. Tenho certeza de que dinheiro existe, e só falta vontade política.

  141. Ney Álvares Cabral disse:

    Está mais do que na hora da OSPA ter sua casa própria, assim como acontece com as maiores orquestras no mundo. A cultura precisa ser prestigiada, assim como nas nações mais desenvolvidas do mundo.

  142. Eduardo Martinho disse:

    A idéia do teatro é ótima. Precisamos de mais palcos em Porto Alegre.
    Só acho uma lástima que o projeto seja, pela sua arquitetura, exclusivo para apresentações de orquestras, não contemplando óperas e ballets.

  143. Daniela Entrudo disse:

    Simmmm a OSPA está sedenta de um novo espaço!!!!

  144. Suely Teitelbaum disse:

    É inadmissível que uma cidade como Porto Alegre , considerada Centro Cultural importante do país ,não tenha um teatro a altura de seus méritos para a nossa OSPA

  145. Wagner M. Brasil disse:

    Orquestra Sinfônica rende votos?
    Em geral, político brasileiro aprecia a música erudita ou valoriza a Cultura?
    Então…
    Pobre OSPA, que sonha com sua sede própria desde 2004 (na verdade, desde que foi fundada, em 1950), conforme li no site da orquestra; e pobres apreciadores portalegrenses da música erudita, que se acotovelam em igrejas ou auditórios, pequenos demais para a grandeza da OSPA, ou sob sol ou chuva, nos grandes parques da cidade, para ouvir a sua orquestra sinfônica, que vaga pelas ruas e avenidas de Porto Alegre como um sem-teto no desamparo: hoje a OSPA apresenta-se na Igreja São Geraldo; amanhã, na Igreja Matriz; num dia, no Salão de Atos da UFRGS; noutro, no auditório do magnífico Palácio Farroupilha, sede do Poder Legislativo. Além de em outros locais que agora não me acorrem, de vez em quando a orquestra também se apresenta no Parque da Redenção ou onde der e puder, disseminando cultura musical e conquistando novos admiradores. Assim vai levando a OSPA o seu dia-a-dia nômade, seus músicos a arrastar seus instrumentos pela cidade em dias de concerto, seja arrostando o minuano inclemente dos invernos rigorosos ou o calor sufocante dos verões de rachar…
    Fosse a OSPA uma grande escola de samba ou um grande time de futebol sem sede própria, certamente seria mais fácil: já há muito ela teria ganhado um Sambódromo ou um Estádio, por iniciativa do Dr. Tarso, de outro governador qualquer ou de um dos excelentíssimos deputados confortavelmente instalados no Palácio Farroupilha, através de projeto de lei com dotação de verba específica para a construção de sua sede. Mas a OSPA e a Cultura certamente não merecem a atenção dos políticos, mais ocupados que estão com o compadrio e os conchavos, em malbaratar o nosso dinheiro, que com o desamparo da sua… da sua, vírgula, pois a ela não dão importância, mas da nossa orquestra, que por seu valor e longo histórico de contribuições à Cultura Portalegrense já bem merece parte do conforto que gozam os dirigentes da terra gaúcha, encastelados em seus palácios e usufruindo mordomias por vezes vergonhosas, que a OSPA dispensa.
    Do que a OSPA necessita é de um lugar a que possa chamar de seu, para nele instalar-se com a dignidade que bem merece; para nele receber com orgulho outras orquestras, artistas e regentes renomados vindos de outras cidades brasileiras ou do exterior; para nele receber confortavelmente, e em maior número, os amigos, os amantes da boa música que a ela sempre renderam as suas homenagens, a sua dedicação e os seus aplausos, ao contrário do que ela recebe de quem pode, de fato, contribuir para o seu engrandecimento.

  146. Cristina Gonçalves disse:

    Vamos desenterrar a Batuta e plantar o Teatro da nossa OSPA.

  147. Marcelo Toscani disse:

    Quero um teatro novo para a OSPA e acho imprescindível sua construção. Já que não tenho dinheiro para pagar por isso, nas horas vagas me disponho a levantar algumas paredes. Campanha não vai resolver, falta ação.

  148. Thiago Gomes disse:

    Queremos um novo teatro para OSPA!!!!

  149. Marcos Vinicius Vicente disse:

    Como assim a OSPA não tem uma sede própria??

  150. daniel de castro disse:

    É inadmissível que uma cidade como Porto Alegre , considerada Centro Cultural importante do país ,não tenha um teatro a altura de seus méritos para a nossa OSPA[2]

  151. Marcia disse:

    A OSPA merece e tem que ganhar um novo teatro!! Já está passando da hora !!!

  152. ELOI LAUFER disse:

    CREIO QUE UM TEATRO PARA A OSPA É MUITO IMPORTANTE E NÃO POSSO ACREDITAR QUE ATÉ AGORA NÃO TENHA SIDO DESTINADA VERBA PARA A SUA CONSTRUÇÃO OU AQUISIÇÃO. SERÁ QUE NENHUM DEPUTADO PODERÁ APRESENTAR UM PROJETO DESTINANDO VERBA VIA EMENDA PARLAMENTAR OU ALGO DO GÊNERO PARA EQUACIONAR ESTE PROBLEMA..

  153. Fábio Arreguy Camargo Corrêa disse:

    Queremos um novo teatro para a Ospa!

  154. Vânia Mallmann disse:

    Toda grande orquestra merece um espaço próprio. Já está mais do que na hora da OSPA ter seu Teatro.

  155. renata disse:

    A OSPA merece seu espacinho! Vamos lá!

  156. silvana disse:

    Teatro novo JÁ!!

  157. Elvira T Fortuna disse:

    Música toca a alma! Ouvir a OSPA toca a alma! Onde podemos ouvir??? Onde os músicos podem ensaiar??? (sem ser um espaço improvidado!!!)
    QUEREMO E MERCEMOS UM TEATRO PARA OSPA!!

  158. Maria de Lourdes Guedes Taffarel disse:

    Não se entende como Porto Alegre ainda não ofereceu um teatro à OSPA. Onde está o orgulho gaúcho de ser um povo culto se não temos nem um teatro para a nossa grande orquestra? ACORDEM!

  159. Adeline Miranda disse:

    Com certeza, quero um teatro para nossa querida Ospa! Apoiadíssimo!

  160. Vanderlei Barcelos disse:

    Precisamos de uma sede verdadeira para a OSPA, pois somente assim, Porto Alegre será mais autêntica e brilhará com mais força no cenário cultural brasileiro.

  161. paulo schenato disse:

    Se há dinheiro para as grandes constutoras investirem em estádios deve ter um POUQUINHO para a CULTURA – o teatro da OSPA é importante para a cidade, para o Rio Grande e para o BRASIL. TEATRO DA OSPA JÁ.

  162. Rosmarie Rahn Medaglia disse:

    Lendo muitos dos comentários, todos estão obviamente a favor do Teatro. Mas o que me espantou foi a quantidade de gente que nem sequer sabia que a OSPA não tem sede própria!!!Um abraço para o maestro Pablo Komlós, e nosso amigo Günter Kramm que tocava oboé,( e adestrava cães Pastores Alemães!)onde quer que se encontrem agora… É uma vergonha este empurra-empurra que não termina nunca, tomara que agora desemperre.

  163. Joana Quintana disse:

    Parece mentira que a OSPA ainda não obteve seu teatro. Quero acreditar que a geração dos meus filhos também poderá assistir a OSPA, porém devidamente instalada.

  164. Rodrigo Siervo disse:

    Uma orquestra não existe plenamente se não possuir sua própria sede.
    Por favor este Teatro é pra ontem.
    O público, músicos da Ospa e principalmente, os alunos da escola merecem muito este novo lugar.

  165. Sandra disse:

    Uma orquestra com a história da OSPA já deveria ter este teatro há muito tempo. A OSPA é uma das orquestras em atividade mais antiga deste país!!

  166. Jacinta scalcon/Tita disse:

    Realmente, fico me perguntando… e se fosse para construção de um estádio de futebol?
    Dá para imaginar um time de futebol sem sede própria? Com os jogadores sendo arrastados pelo técnico de um campo a outro jogando em espaços sem as condições devidas?
    Valor cultural é que falta nas cabeças dos nossos governantes.
    Vamos em frente. Apesar de ficar triste, pois o que será de outros projetos onde tem o objetivo de lançar sementes para que nas grandes orquestras possa se perceber esta caminhada? Este elo em que alunos de outra entidades, projetos possam vir a participar desse sonho que é a orquestra de POA. Verdadeiros garimpeiros, pois a verba também nunca chega. Mas dinheiro tem. vontade política é que não tem.

  167. paulo luiz storck kuhn disse:

    Nada mais justo e necessário. Afinal de contas, a OSPA representa também nossa cultura. Essa, tão importante para um povo que aprecia e pede por mais oportunidades, como suas apresentações. Certamente acontecerá.

  168. Ivan Mattos disse:

    Sou jornalista, colunista do Jornal do Comércio e quero apoiar publicamente a construção já do novo Teatro da Ospa. Nossa orquestra merece ter um local digno de ensaios e apresentações à altura de sua qualidade técnica e artística. Teatro já!! Ivan Mattos.

  169. Ana Cristina Bolli disse:

    A musica é o alimento da alma, e a da Ospa é da melhor qualidade. Vamos incentivar a boa cultura, uma necessidade urgente para um mundo melhor. Teatro já!

  170. Lidia disse:

    Com uma sala sinfônica com acústica especializada teremos aí sim o privilégio de ouvirmos cada um dos nossos ótimos músicos.

  171. Elenar Teresinha Constant disse:

    Nossa Cidade necessita urgente de um Teatro para a nossa Orquestra!

  172. Carlos Huber disse:

    Porto Alegre e seus cidadãos MERECEM a construção da nova sede da OSPA! #essacampanhaeuapoio

  173. Fernando Motta dos Santos disse:

    É constrangedor, termos uma Orquestra há mais 60 anos e a mesma não possuir sala sinfônica. O gaúcho, tão orgulhoso, tem cada vez menos razões para tanto ufanar.

  174. Fabi e Jair disse:

    Teatro já, para a Ospa e, o para os que apreciam a música! A Quanto tempo estamos esperando por isso? Sesseeeeeeentaaaaa ou mais?

  175. Suzy disse:

    Queremos o Teatro para sede da OSPA!!!!!

  176. Carlos Julio Peixoto disse:

    A falta de um teatro não significa apenas a dificuldade para os ensaios e para as apresentações. Enquanto a OSPA não contar com o seu teatro, sempre haverá o risco de não haver mais OSPA. No dia 23/08 tive o prazer de estar no concerto da orquestra. Quero contribuir para que ocasiões como aquela continuem acontecendo.

  177. Vanessa disse:

    Realmente é constrangedor que não tenhamos um teatro… que a Ospa ensaie em ambiente totalmente inadequado à prática de música orquestral.

    Dá vergonha de ser gaúcha!

  178. Sara Schwambach de Almeida disse:

    ÓBVIO, A NOSSA QUERIDA OSPA NECESSITA DE UM TEATRO! É UM ABSURDO UMA ORQUESTRA DESTA CATEGORIA NÃO TER UM LOCAL PRÓPRIO PARA ENSAIAR, PROPORCIONAR UM MÍNIMO DE SATISFAÇÃO OAS MÚSICOS E REALIZAR CONCERTOS! ONDE ESTAMOS GAÚCHOS? SERÁ QUE EFETIVAMENTE TEMOS TODA ESSA CULTURA QUE PROCLAMAMOS? TEATRO PRÓPTRIO JÁ!

  179. Adriano Eli disse:

    Evidente, quero um espaço decente para a Ospa. E que o atual projeto se amplie para viabilizar encenação de óperas. Que os gestores públicos pensem nisso…

  180. Gisele De Santi disse:

    A gente merece a Ospa e a Ospa merece um lar.
    Teatro… 1, 2, 3 e já!

  181. Alexandre Martinenco disse:

    O Teatro da Ospa é um termo Portoalegrense e parte da vida da nossa cidade. Mesmo que não seja no antigo local, te-lo novamente recupera a nossa história.

  182. Edson Knevitz da Silva disse:

    A OSPA me possibilitou conhecer melhor a música clássica por fazer obras interessantes e a baixo custo. Como o ensino musical não é disponibilizado pela nossa rede pública de ensino, uma falha grave de nossos currículos, acredito que a OSPA seja para preencher, pelo menos parcialmente, essa lacuna, além de deselitizar a música erudita.
    Por isso, eu apoio total e absolutamente essa obra!

  183. GUILHERME disse:

    Teatro urgente!!!!!!

  184. Wagner M. Brasil disse:

    Como é sabido, o Presidente Lula nunca demonstrou afeição pela Cultura – ele até orgulhava-se disso -, mas ignoro o que pensa dela a presidente Dilma Rousseff, que construiu a sua vida política em Porto Alegre, início da sua trajetória até a Presidência do país. Saber que destinação ela dará ao dossiê elaborado pela OSPA esclareceria a questão, pois o documento foi-lhe entregue pelo governador Tarso Genro quando da inauguração oficial da Expointer 2011, em 2 de setembro. Segundo notícia publicada no jornal Zero Hora, de 3 de setembro, pressionada pelo que dissera na quinta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso (que “taxou de ‘equívoco’ a retirada da previsão de aumento ao Judiciário do orçamento para 2012”), “Ministros de Dilma e Peluso se reuniram ontem, levando a presidente a encaminhar ao Congresso o pedido de aumento do Judiciário. Conforme o Planalto, os reajustes representam gasto de R$ 7,7 bilhões”.

    Se há verba federal aprovada (desde não sei quando, por qual instrumento ou iniciativa de quem) para a construção do novo teatro da OSPA, há muito o dinheiro deveria ter sido liberado pelo Ministério da Cultura. Mas não foi, pois Orquestra Sinfônica não rende votos.

    Desde a aprovação da verba, os governadores que passaram pelo Palácio Piratini, senadores, deputados federais e estaduais do Rio Grande do Sul não pressionaram o Ministério da Cultura ou criticaram o ocupante do Palácio do Planalto, como fez o presidente do STF, para que o projeto da sede da OSPA saísse do papel. Nada fizeram, pois, em geral, político brasileiro não aprecia a música erudita ou valoriza outras manifestações da Cultura.

    O jornal Zero Hora, o mais influente de Porto Alegre, não deu relevância ao descaso com que a OSPA vem sendo tratada, não aderiu com força à campanha da orquestra, nem deu destaque à notícia da entrega do dossiê da OSPA à presidente Dilma. A notícia, que tem por título um canhestro “Dossiê da Ospa”, ocupa 10x4cm do centro do rodapé de uma das páginas de número par do jornal, as de menor relevância, como é sabido nas redações. Na mesma página, a de número 10, e com direito a foto colorida, a presidente Dilma recebe do presidente do Banrisul, entre sorrisos, uma camisa de D’Allessandro, jogador do Internacional. “Não é uma simples camisa, dessas que o torcedor compra nas lojas franqueadas: Dilma recebeu um modelo especial, impresso com o nome dela e o número 10”, diz o jornal. “D’ALE DILMA”, em letras garrafais, é o título da matéria, que ocupa 16x14cm do centro da página do jornal.
    Se a OSPA fosse um time de futebol…

  185. Elisabeth Rocha disse:

    Nossos jovens tem que saber o que é boa musica.
    Por que porcaria nossos ouvidos não aguentam mais. Graça a Deus tenho um filho com 21anos que é roqueiro e curte musica clássica comigo. SE A OSPA FOSSE TIME DE FUTIBOL EU SERIA A TORCEDORA NUMERO UM,E MAIS FIEL. TENHO FÉ QUE TEREMOS NOSSO TEATRO. GAUCHADA AMIGA NÃO FUJA DA PELEI, VAMOS A LUTA POR UM TEATRO DA OSPA MARAVILHOSO. BJS MEU POVO

  186. Luiza Caspary disse:

    É muito triste ver a OSPA sem Teatro próprio…
    Eu, que me criei no Coral Infantil e passava dias na sede antiga da OSPA na Independência aprednendo muito com maestros Tulio, Manfredo, Decápolis….
    É o mínimo que uma orquestra maravilhosa como a nossa precisa!
    NOVO TEATRO DA OSPA JÁ!!

  187. Tiago Luis Delgado disse:

    É isto ai uai…
    Teatro para OSPA!!!!!

  188. Priscilla disse:

    A OSPA possibilita o acesso à música clássica a todos, amplia a cultura e é um grande orgulho de Porto Alegre. Ela MERECE seu próprio teatro!

  189. Maria Cristina disse:

    Todo e qualquer pequena cidade europeia possui uma orquestra e uma sala sinfônica alguma bem pobres como as portuguesas e espanholas, mas com cultura, muiiita cultura. Nós, do estado que se acha culto, construímos campos de futebol e nao uma sala sinfonica. É triste. O projeto é comparável aos mais belos e modernos do mundo, e quem viaja e vai a teatros sabe disso. Orgulho-me muito dele.

  190. Adair Pereira de Souza disse:

    Está mais do que na hora de a OSPA,esse ícone ter a sua casa. E melhor ainda se for perto do Gasômetro pois aí haverá mais ganho: o arquitetônico pois Porto Alegre carece de prédios arrojados e o social pois certamente a área no entorno será revitalizada.

  191. Carmen Hein de Campos disse:

    A OSPA é um patrimônio cultural de nossa cidade.
    O teatro da Ospa é mais que merecido, é uma necessidade.

  192. Luís Lima disse:

    Como portoalegrense sinto-me envergonhado com a situação da Orquestra Sinfônica: há muito tempo se arrasta encontrar miuma solução para sua sede. Desejo, sim, que a OSPA tenha sua sede própria, que os músicos tenham local adequado para os ensaios, que o povo possa desfrutar das execuções magníficas a que já tive oportunidade de assistir desde tenra infância (fui assíduo frequentador dos Concertos para a Juventude, na Reitoria da UFRGS – anos 70). Sede para a OSPA já, sem mais delongas.

  193. solange souza disse:

    A OSPA precisa ter sua própria casa. Uma Orquestra com essa qualidade que nos enriquece a alma em cada apresentação merece todo o apoio e carinho. Faço votos de êxito nessa campanha!

  194. celso jose de nardi disse:

    Qual o procedimento para me associar na OSPA.
    Estranhei não encontrar uma informação no site.

  195. Cristina Gonçalves disse:

    A OSPA é um mestre sem casa própria. Sessenta anos de serviços prestados e favores pedidos. Por que nosso Brasil é assim?

  196. Bruno Brum Paiva - POA/RS disse:

    Vamos desenterrar a batuta? Acho que aquele ato simbólico no Total acabou virando mandinga contra a erupção de um monumento à altura da monumental OSPA.
    http://rumoresdaventania.blogspot.com

  197. Alice Severo disse:

    Claro que a OSPA tem que ter seu ESPAÇO!
    Aprendi a apreciar orquestras assistindo a OSPA.
    É importante um espaço próprio para desenvolver seus espetáculos e projetos junto a comunidade riograndense!

  198. Paulo Roberto Rossal Guimarães-Pres. CMCPOA disse:

    Com a construção do prédio da OSPA estaremos dando uma demonstração de que a cultura começou a ser uma preocupação no nosso país.Que venha o prédio da OSPA e outros tantos para felicidade dessa nação.

  199. Érico Veríssimo já dizia: “Tenho orgulho de minha cidade que tem uma orquestra sinfônica…” Há mais de 25 anos escuto esta história de construção de um local para o nossa OSPA. A descontinuidade dos governos e a falta de vontade política sempre impediram este sonho, mas deixo aqui a minha opinião singela: a OSPA é um berço de músicos para o Estado e para o resto do BRASIL. Diversos músicos nasceram aqui e deixaram sementes férteis para as novas gerações. Porto Alegre foi sempre um centro cultural e deve ser um expoente cultural para o nosso Estado. O Estado deve orgulhar-se de ter uma Orquestra madura e com história para ficar no topo por mais 60 anos, merecendo com certeza de uma sede de respeito para continuar vislumbrando a boa música para todos nós.

  200. Carlos Egydio Lehnen disse:

    Acompanho atentamente os esforços dos ex-presidentes da nossa querida OSPA, e a dedicação ao assunto pelo atual, dr. Ivo Nesralla para achar um novo local para construir uma sede a altura que os porto alegrenses e gaúchos merecem.

    Não é possível que não seja encontrada uma solução definitiva a este assunto tão aguardado por todos.

    RIO GRANDE, MOSTRE SUA FORÇA.

    Carlos Egydio Lehnen
    Av. Bagé, 1259/202
    Porto Alegre-RS

  201. Rivadavia Benedetti Kuwer disse:

    A OSPA merece, com toda certeza, ter um local apropriado e definitivo para suas apresentações. O povo gaúcho, um povo que faz questão de se intitular o mais culto, o mais belo, o mais isto e aquilo, não tem ainda um teatro para umas das melhores orquestras do Brasil? Vergonha para os gaúchos de todas as querências!

  202. Alina Sandim disse:

    Queremos sim…teatro da OSPA já!!!

  203. DANIEL TOLENTINO disse:

    Quando criança, meus pais me levavam para desfrutar Concertos Sinfônicos na OSPA enquanto esta encontrava-se no Teatro Leopoldina da Av. Independência.
    Para a tristeza do povo gaúcho, em especial dos porto-alegrenses, desde que de lá saiu a OSPA tem atuado em diferentes endereços sem uma qualidade acústica ideal. Tenho aproveitado os espetáculos internacionais do Mozarteum Brasileiro na Sala São Paulo e me recordado de meus primeiros contatos com a OSPA e fico imaginando, como serão belos os espetáculos que voltaremos a assistir com o novo teatro.

  204. DANIEL TOLENTINO disse:

    Será possível liderar um movimento para custear uma campanha em prol da construção imediata do Teatro da OSPA?
    Busquemos os mais de 200 interessados que aqui postaram seu clamor para que se crie, porque não, uma assinatura anual das programações de espetáculos a definir para o ano de 2012, de maneira que se levantem fundos para custear uma campanha de ações pró-ativas, na mídia, na Redenção, identificando personalidades gaúchas que vistam a camiseta, dentre outras iniciativas. Encontremos apoio na PUC, na UFRGS ou FIERGS para que cedam o espaço para os espetáculos gratuitamente em apoio ao projeto. Ano que vem temos eleições municipais, para chefe de executivo e para os representantes da sociedade no parlamento de Porto Alegre, quem sabe quebramos a cultura de não nos manifestarmos junto à Câmara Municipal, que é, por excelência, representativo dos interesses dos cidadãos e realizamos um ato presencial reinvindicando a construção do espaço necessário para difusão da música erudita em Porto Alegre acessível a todos os gaúchos.

  205. Lucia Carpena disse:

    Sim, eu e todo mundo que gosta de música também quer um teatro para a OSPA!!!! Uma instituição tão antiga e importante e que desperta tanto carinho no seu público, precisa ter casa própria, não é mesmo?
    Vamos fazer a campanha do tijolo? E uma maratona musical, uma vigília com velas e música, à noite?
    Um abraço a todos!

  206. Antônio Paulo Hubba disse:

    Um novo Teatro para a Ospa, já !

    Uma das melhores orquestras do país, merece uma casa moderna, bem equipada e estruturada.

    E o que nós, admiradores da boa música, podemos fazer sem precisar esperar pela ajuda oficial ?

    É o questionamento que deixo…

    Abraço a todos e todas !

  207. Debora Silva disse:

    Investir na cultura é investir para a construção de uma sociedade melhor e mais evoluída, portanto é mais que obrigatório que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tenha um teatro para continuar levando sua arte e musica as pessoas. Negligenciá-los é ignorar os contribuintes e a sociedade. Queremos um espaço cultural, teatro para a OSPA já!

  208. Paula Green disse:

    Eu quero siiiim!!!!

  209. A presença da OSPA é importantíssima ao panorama cultural do RS. Dispor de uma sede propria, adequada às suas atividades, é fundamental! Espero que as nossas autoridades por fim dêm esse passo tão importante para a nossa cultura.

  210. Marcos disse:

    Lamento muito a sede da OSPA ter ficado em um lugar à margem da cidade. Seria bem melhor em uma zona mais central como o Bairro Floresta. Se o projeto anterior não fosse boicotado, já teríamos há muito tempo uma Sala Sinfônica prontinha. Foi muito triste saber que o Projeto foi abandonado por causa de algumas mentes doentias. Dar os parabéns para um plano “B” chega ser melancólico. Esta Sala de agora parece mais um prêmio de consolo depois de uma derrota.

  211. Clarissa disse:

    Acho que está mais do que na hora desta cidade dar provas de que é minimamente civilizada e construir um teatro com as condições necessárias ao desempenho de sua Orquestra Sinfônica.

    O tratamento de um povo à sua educação e às suas artes é um dos mais significativos modos de verificar sua qualidade de vida e seu avanço em termos de inteligência.

    Porto Alegre precisa disso para crescer.

  212. Samuel disse:

    Siiiim! É o que faltava em Porto Alegre…

  213. Edmar Luiz de Oliveira Fabrício disse:

    Lamentável, para dizer o mínimo, o que estão fazendo com a OSPA. Nossa grande Orquestra Sinfônica vem, há anos, sendo jogada de um lado para o outro, sem lugar certo para ensaiar, à altura da dignidade dos seus músicos. Atualmente Orquestra ensaia de modo precário em um armazém do cais do porto (sic), mas tão logo iniciem as obras de privatização da orla do Guaíba, vai ser novamente jogada, sabe-se lá para onde. O descaso das autoridades com a Orquestra, sua história, sua dignidade e tudo o que representa para a cultura gaúcha é um verdadeiro absurdo! Um novo Teatro da OSPA JÁ!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ospa e Ulbra, Ulbra e Ospa | Milton Ribeiro

Comente