Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Instrumentos de sopro ganham destaque em recital na Casa da OSPA (14/04)

O Quinteto Som 5 apresenta-se gratuitamente na Sala de Recitais

Publicação:

Por Leonel Jacques / Ascom OSPA

O Quinteto Som 5 apresenta-se gratuitamente na Sala de Recitais

A Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), está de volta neste domingo (14). O Quinteto Som 5, grupo formado pelos músicos da OSPA Henrique Amado (flauta), Viktoria Tatour (oboé), Diego Grendene (clarinete), Altair Venâncio (fagote) e Nadabe Tomás (trompa) apresenta um repertório inteiramente dedicado a instrumentos de sopro na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 18h. O evento tem entrada franca, por ordem de chegada.

O grupo inicia o recital com “Quinteto nº 1 em Si Bemol Maior”, de Franz Danzi (1763-1826). A carreira do músico alemão abrangeu a transição entre as eras clássica e romântica da música de concerto, e esta obra faz parte de uma série de quintetos de sopros escritos em seus últimos anos de vida. Logo depois, é a vez de interpretar “Suíte para Quinteto de Instrumentos de Sopro”, de Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948), uma das referências do modernismo no Brasil. Boa parte de seu trabalho possui fortes influências nacionalistas, e nesta obra o folclore brasileiro está presente até nos nomes de alguns de seus movimentos, como “Pastoral (Crepúsculo no Sertão)”, e “Fuga (Sacy-Pererê)”. O recital é encerrado com outro autor do século XX, Paul Hindemith (1895-1963). “Kleine Kammermusik” (pequena música de câmara) é a segunda de duas obras publicadas em 1922 para música de câmara, com influências do jazz e do trabalho de Igor Stravinsky.

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 2ª edição na Temporada 2024.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Série Música de Câmara – QUINTETO SOM 5

DOMINGO, 14 DE ABRIL DE 2024, ÀS 18H
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade. 

PROGRAMA

Franz Danzi | Quinteto nº 1 em Si Bemol Maior, Op. 56

Oscar Lorenzo Fernández | Suíte para Quinteto de Instrumentos de Sopro, Op. 37

Paul Hindemith |Kleine Kammermusik, Op. 24, nº 2

Apresentação: Quinteto Som 5 – Henrique Amado (flauta), Viktoria Tatour (oboé), Diego Grendene (clarinete), Altair Venâncio (fagote) e Nadabe Tomás (trompa)

Direção Artística: Evandro Matté

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk. 
Apoio da Temporada Artística: Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre