Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Memorial da OSPA

No Memorial da OSPA, o público pode conhecer a fundo a história de uma das mais longevas orquestras do Brasil, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Inaugurado em 21 de novembro de 2023, o espaço funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, nas dependências da Casa da OSPA, no centro de Porto Alegre. Durante a temporada de concertos, que vai de março a dezembro, o Memorial também funciona em horário estendido nos dias de concerto, das 12h até o fim do espetáculo. A entrada é gratuita.

Sobre o Memorial da OSPA

O Memorial da OSPA traz à luz o acervo acumulado pela Orquestra ao longo de seus 73 anos de história. São milhares de itens documentando mais de 3 mil concertos, incluindo programas, cartas, documentos, contratos, registros de viagens, partituras, desenhos de cenário e figurinos para óperas.

O espaço é resultado de um trabalho que durou mais de três anos, capitaneado pelo curador Paulo Amaral, com pesquisa de José Francisco Alves e Dorvalina Gomes, e design expositivo de Ceres Storchi e Emily Borghetti.

Destaques do Memorial da OSPA:

  • Linha do Tempo – Resultado de três anos de pesquisa, a linha do tempo estampada na parede do Memorial percorre toda a história da OSPA, desde a fundação em 1950 até 2023. Em destaque, há grandes óperas e concertos, fotos das diferentes formações da orquestra ao longo das décadas, notícias e materiais gráficos de divulgação.
  • Diorama – Por meio de uma tela sensível ao toque, o visitante seleciona e escuta o som de todos os instrumentos presentes em uma orquestra.
  • Mesa interativa – Na mesa interativa, os visitantes podem navegar por mais de 2,5 mil artigos digitalizados do acervo da Fundação OSPA, incluindo fotografias antigas, partituras, atas, recortes de jornais, fôlderes, programas de concertos, cartas e desenhos.
  • Homenagem a Pablo Komlós – Vitrine dedicada ao maestro húngaro Pablo Komlós, fundador da OSPA, exibe uma estátua do maestro, a sua batuta, partituras, cadernos de anotações, fotos e documentos pessoais, como passaporte e título eleitoral.
  • Documentos originais – Gavetas com documentos históricos originais, como atas, programas de concertos, desenhos de figurinos e cenários de óperas.


MEMORIAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Visitação: de terça a sexta-feira, das 12h às 17h.
ENTRADA GRATUITA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: livre.
Visitas-guiadas: durante a temporada de concertos, com agendamento pelo e-mail atendimento.ospa@gmail.com.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre