Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Manifesto em solidariedade à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Publicação:

Porto Alegre, 11 de abril de 2024

Ao Exmo. Sr. Romeu Zema
Governador do Estado de Minas Gerais
Prezado Governador,

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) acompanha com grande preocupação as últimas notícias relacionadas à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, um dos projetos educativos e culturais mais bem-sucedidos do Brasil. Um patrimônio mineiro de referência nacional e internacional, a Filarmônica está seriamente ameaçada de extinção.

Sabemos, por experiência própria, que uma sede adequada é fundamental para uma orquestra. Desde que conquistou o seu próprio espaço, em 2018, a FOSPA tem conseguido operar melhorias em absolutamente todos os seus processos, oferecendo ao público uma programação de qualidade. Isso não seria possível se a gestão do Complexo Cultural Casa da OSPA fosse realizada por terceiros.

É essa a ameaça que paira sobre a Filarmônica com o acordo de cooperação técnica entre a CODEMIG e a FIEMG/Sesi Minas, para que a gestão da Sala Minas Gerais seja compartilhada, o que determina a desocupação da Sala Minas Gerais pela orquestra até o dia 31 de julho.

Uma sala de concertos construída especificamente para esse fim deve ter como prioridade a música de concerto. Não apenas porque a sua estrutura é inadequada a outros eventos, mas também porque a concessão de espaço pode inviabilizar o intenso cronograma de ensaios, que é natural para uma grande orquestra com programação semanal como a Filarmônica.

A FOSPA deseja manifestar a sua total solidariedade ao maestro Fabio Mechetti, aos músicos e funcionários da Filarmônica e ao seu público. Portanto, apelamos respeitosamente ao Governo de Minas Gerais para que a gestão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e de sua sede, a Sala Minas Gerais, siga inteiramente sob a tutela do Instituto Cultural Filarmônica (ICF), o qual realiza um trabalho que reputamos ser exemplar.

Atenciosamente,

Gilberto Schwartsmann
Presidente

Evandro Matté                                                    Simone Adriano
Diretor Artístico / Maestro                                Superintendente Administrativo-financeira

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre