Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Veja como foi o magnífico concerto de abertura da temporada 2024

Publicação:

Por Leonel Jacques / ASCOM OSPA

A OSPA, o regente Evandro Matté e o pianista convidado Fabio Martino proporcionaram uma abertura de temporada de tirar o fôlego na tarde do último sábado (9), na Sala Sinfônica. O ano de 2024 da Orquestra iniciou com “D’Un Matin de Printemps”, composição da francesa Lili Boulanger que remete a uma manhã de primavera.

Logo depois, o público pôde apreciar “a vitória da luz sobre a escuridão” em “Concerto nº 3 para Piano”, de Sergei Bortkiewicz. Descrita assim pelo próprio compositor, cujas dificuldades pessoais foram refletidas nesta composição, esta foi a primeira vez que a obra foi executada no Brasil. Um dos grandes nomes do piano na atualidade, Fabio Martino, foi o responsável pela execução dos solos deste concerto, arrancando demorados aplausos do público. Fabio encerrou sua apresentação com direito a dois bis: “Tempo di Valse”, de Nikolai Medtner, e "Danza del gaucho matrero", de Alberto Ginastera.

Na parte final do concerto, o público pôde desfrutar da obra “Quadros de Uma Exposição”, de Modest Mussorgsky, enquanto os telões da Sala Sinfônica mostravam os quadros que inspiraram a composição. Aplausos em pé encerraram este memorável concerto de abertura da temporada 2024.

Antes do espetáculo, o professor Francisco Marshall trouxe curiosidades e comentários sobre o repertório da apresentação pelo projeto Notas de Concerto, na Sala de Recitais

O concerto e a palestra estão disponíveis, na íntegra, no YouTube da OSPA!

A OSPA é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura do RS.

Confira alguns registros do primeiro concerto da temporada por Lucia Moreira:

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre