Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

São Sebastião do Caí recebe grande concerto da Ospa

Publicação:

Nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, a orquestra executa músicas natalinas, trechos de óperas e trilhas de filmes, sob a batuta do maestro Evandro Matté. Os solos ficam a cargo da soprano Raquel Fortes. A entrada é franca. Foto: Maí Yandara

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) visita São Sebastião do Caí para realizar um concerto especial na cidade nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro. A partir das 20h30, os músicos interpretam obras de compositores como Verdi e Mozart, além de músicas natalinas e trilhas de musicais, na Igreja Matriz  (Rua Henrique D'Ávila, 712). A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos são da soprano Raquel Fortes, que se apresenta com as principais orquestras do Rio Grande do Sul. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca.

Sobre o programa Na primeira parte do programa, a sinfônica destaca a trilha de “West Side Story”, musical conhecido como “Amor, Sublime Amor”. A obra é do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990), cujo centenário de nascimento é lembrado em 2018. A tradição operística também ganha relevo no concerto com a abertura de “Nabucco”, excerto da ópera de Giuseppe Verdi (1813-1901).  Depois, a orquestra executa “Dança Eslava nº 8”, de Antonín Dvorák (1841-1904), o mais bem-sucedido compositor checo da vertente nacionalista.

Na sequência, duas composições de Mozart (1756-1791) são revisitadas: a abertura da ópera “Bodas de Fígaro” e a “A Rainha da Noite”, consagrada ária da ópera “A Flauta Mágica”. Esta última, conta com solos da soprano Raquel Fortes, que integrou o elenco da mesma ópera na montagem realizada pelo Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo.

Para dar continuidade ao programa, a sinfônica interpreta “Vozes da Primavera”, de Strauss II. Depois, mais uma peça de Mozart é lembrada: “Laudate Dominum”, com a soprano Raquel Fortes de volta ao palco. Como não poderia deixar de ser nesta época do ano, a apresentação se encerra com as canções natalinas “Christmas Festival”, de Leroy Anderson (1908 - 1975), e “Ó Noite Santa” de Adolph Adam (1803 - 1856), com a presença da solista.

Mais sobre Evandro Matté (regente) É diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra Unisinos Anchieta e da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Ocupa, também, o cargo de diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. . Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Esteve à frente de orquestras da Argentina, Uruguai, Croácia, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e República Checa. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música. Mais sobre Raquel Fortes (Solista – soprano) A soprano Raquel Fortes é bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, onde trabalhou e apresentou Primeira Dama e Rainha da Noite da ópera "A Flauta Magica" de Mozart. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do estado.  Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de masterclasses com profissionais de carreira nacional e internacional. Sobre a Fundação Ospa A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música. A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais. Mais informações em ospa.org.br. A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto da Ospa em São Sebastião do Caí | Série Interior Quando: Dia 14 de dezembro de 2018, sexta-feira Horário: 20h30 Local: Igreja Matriz (Rua Henrique D'Ávila, 712, São Sebastião do Caí)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Leonard Bernstein: West Side Story Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco” Antonín Dvorák: Dança Eslava, nº 8, Op. 46 Wolfgang Amadeus Mozart: Abertura da ópera “As Bodas de Fígaro” Wolfgang Amadeus Mozart: “A Rainha da Noite” da ópera “A Flauta Mágica” Johann Strauss II: Vozes da Primavera Wolfgang Amadeus Mozart: Laudate Dominum Leroy Anderson: Christmas Festival Adolphe Adam: Ó Noite Santa

Regente: Evandro Matté Solista: Raquel Fortes (soprano)

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre