Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Projeto Ospa na Comunidade promove recital no Lar Maurício Seligman

Publicação:

Crédito: foto divulgação

Os estudantes do Conservatório Pablo Komlós se apresentam na instituição no dia 30 de maio, quinta-feira, às 15h. A atividade integra a programação do projeto Ospa na Comunidade.

No dia 30 de maio, quinta-feira, o grupo de estudantes de violoncelos da Escola de Música da Ospa, leva música erudita e popular a residentes do Lar Maurício Seligman (Rua Leopoldo Bettiol, 501 - Jardim Itu-Sabará). O recital é o terceiro da série de apresentações do projeto Ospa na Comunidade em 2019, iniciativa que tem como objetivo aproximar públicos diferentes dos que usualmente frequentam as salas de concerto. Mikael Ayala (violoncelo), Tainan Pires (violoncelo) e Thayane Cruz (violoncelo) são os jovens que irão se apresentar, acompanhados pelo professor Deolindo de Azambuja. A atividade tem início às 15h e é direcionada a idosos atendidos e demais funcionários do órgão social. O Lar Maurício Seligman foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1966. Na década de 1950, integrantes da Sociedade Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra) conseguiram uma verba para a construção de uma entidade beneficente voltada aos idosos, que se tornaria a Sociedade Israelita Riograndense Lar dos Velhos, hoje Lar Maurício Seligman. O projeto, coordenado pelo Dr. Maurício Seligman, tomou impulso com a doação feita por Jerônimo Zelmanovitz, Maurício Steinbruck e Isaac Radin de uma área de 12 hectares no bairro Jardim Itu-Sabará, em Porto Alegre. De lá para cá, a entidade cresceu, consolidou-se e se tornou uma referência na área, contribuindo para a qualidade de vida de muitas famílias judaicas.

Ospa na Comunidade

Lançada em 2015, a iniciativa já promoveu mais de 60 recitais de grupos de alunos não só em hospitais, mas também em locais como escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas da Capital gaúcha e região metropolitana. A proposta permite que estudantes compartilhem o trabalho desenvolvido na Escola com públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto, e também que eles pratiquem a performance. Nos últimos quatro anos, a série visitou espaços como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e Hospital o Psiquiátrico São Pedro. Para o segundo semestre, as instituições interessadas em receber recitais pelo projeto devem entrar em contato com a Escola de Música da Ospa pelo telefone 51 3228-6737 ou pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com. A Escola de Música da Ospa Fundada em 1972, a Escola da Ospa cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral, e mantém projetos como o “Escola da Ospa na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.  

Projeto Ospa na Comunidade

Quando: 30 de maio de 2019, quinta-feira, às 15h

Onde: Lar Maurício Seligman (Rua Leopoldo Bettiol, 501 - Jardim Itu-Sabará, Porto Alegre)

Apresentação: Grupo de violoncelo

 

Programa

Beethoven: Ode to Joy

Lennon, Mc Cartney: Yesterday

Pachebrl: Canon

Holst: Jupiter Hymn

Leonard Cohen: Hallelujah

Hevenu Shalom Alechem

Hava Nagila

Naomi Shemer: Yerushalayim shel Zahav

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre