Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA leva concerto gratuito a Uruguaiana

Publicação:

crédito: Mariana Moraes

Sob a regência de Tiago Flores, a orquestra apresenta um diversificado repertório, com solos do tenor Roger Scarton. É no dia 14 de novembro, às 20h

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) retorna a Uruguaiana para um concerto eclético. A apresentação destaca obras de Gioachino Rossini (1792-1868), Modest Mussorgsky (1839-1881) e Manuel de Falla (1876-1946), além de uma música gaúcha e de uma banda internacional. A apresentação é conduzida pelo maestro Tiago Flores, regente titular da Orquestra de Câmara da Ulbra. Os solos são do tenor Roger Scarton, renomado cantor com bagagem em canto lírico, músicas natalina e sacra. O evento, que pretende levar música a municípios de todo Rio Grande do Sul, é a sétima passagem da sinfônica em 2019 pela Série Interior. O concerto ocorre quinta-feira, 14 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Os ingressos podem ser confirmados na agência local do Serviço Social do Comércio, mediante reserva. Durante a apresentação serão arrecadadas doações de fraldas geriátricas (tamanho G) para o Hospital da Santa Casa de Uruguaiana. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no Sesc Uruguaiana.

O SESC é o realizador oficial da Série Interior 2019. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é a patrocinadora dos concertos junto à Fundação Cultural Pablo Komlós.

Sobre o Programa
O repertório contempla uma grande variedade de compositores da música de concerto. A apresentação inicia com a abertura da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini (1792-1868), popularmente reconhecida pela letra de “Fígaro” seguida de ‘‘La Danza: Tarantella Napolitana’’ do mesmo compositor. Giacomo Puccini (1858 – 1924), considerado o maior compositor italiano de ópera depois de Verdi e um dos grandes criadores de óperas realistas (verismo), tem duas obras interpretadas em sequencia, “Recondita Armonia” e “Nessum Dorma”. Dando continuidade“Uma noite no monte calvo”de Modest Mussorgsky (1839-1881), é a obra mais conhecida e a mais importante. Trata-se da versão que Rimksy-Korsakov fez e publicou, em 1886, de uma obra original de Mussorgsky intitulada Noite de São João no Monte Calvo, que Balakirev recusara-se a apresentar e nunca foi executada durante a vida do autor. “Dança Ritual do Fogo”, de Manuel de Falla (1876-1946), ‘‘Suite Nutckacker’’ e ‘‘Danses Caractéristiques’’, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) também contemplam o programa. Para fechar o concerto, a orquestra prepara homenagem a uma das maiores bandas do século 20, com ‘‘Somebody to Love’’, do Queen, e a tradicionalista ‘‘Céu, Sol, Sul’’, de Leonardo.

Tiago Flores (BRA)
Tiago Flores é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação de Arlindo Teixeira. Especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, com Victor Fedotov. Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música. Ocupou o cargo de maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) de 1999 a 2001 e de 2011 a 2014.

Roger Scarton (tenor- BRA)
Iniciou os estudos musicais de violão erudito e teoria musical aos nove anos no Instituto Musical Verdi, formando-se em ambos. Graduou-se em Regência Coral na UFRGS e começou os estudos de canto lírico com o tenor Decápolis de Andrade e Lori Kehler, na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Como solista, subiu ao palco com diversos maestros, como Túlio Berlardi, Tiago Flores, Antônio Borges Cunha, Ronel Alberti da Rosa e Frei Leonardo Kuhn. Integrou o elenco do espetáculo Nativitaten, de música natalina e sacra, em Gramado. Na esfera da música popular, gravou discos de  Ramilonga, de Vitor Ramil, tocando instrumentos orientais.  Viajou pelo Brasil, Argentina e Suíça e participou de shows de Nei Lisboa e Felipe Azevedo.  Atualmente integra o Vocal TAKT, sob a direção de Tiago Flores, e também o Coral Porto Alegre, dirigido por Gisa Volkmann.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Série Interior são realizados pelo SESC e patrocinados pela Corsan e pela Fundação Cultural Pablo Komlós. Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Corsan, Banrisul, Grupo Zaffari e Fraport. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

Concerto da OSPA em Uruguaiana – Série Interior 2019
Quando: 14 de novembro de 2019, quinta-feira, às 20h
Local: Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa (R. 15 de Novembro, 1844 - Centro, Uruguaiana – RS)

PROGRAMA

Gioachino Rossini - Abertura "O Barbeiro de Sevilha"

Gioachino Rossini -
La Danza : Tarantella Napolitana

Giacomo Puccini - Recondita Armonia**

Giacomo Puccini - Nessum Dorma**

Ernesto de Curtis e Giambattista de Curtis - Torna a Surriento**

Modest Mussorgsky - Uma Noite no Monte Calvo

Manuel de Falla - Dança Ritual do Fogo

P. Tchaikovsky -
Suite Quebra Nozes
I. Miniature Overture

Danses Caractéristiques
I. Marche
II. Russian Dance (Trepak)
III. Arabian Dance
IV. Chinese Dance
V. Waltz of the Flowers

Leonardo - Céu, Sol, Sul - Arr. Alex Ostrovski

Regente: Tiago Flores (Brasil)
Solista: Roger Scarton (tenor- BRA)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre