Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa lança projetos inéditos no concerto de Abertura da Temporada Artística 2020

Publicação:

Crédito: Maí Yandara

“Por Trás do Programa”, “Por Dentro da Orquestra” e o ciclo “Nove Sinfonias de Beethoven” são as iniciativas pensadas especialmente para o ano em que a sinfônica completa 70 anos de existência.

No último sábado, 07 de março, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realizou o primeiro concerto da Temporada Artística 2020 e lançou uma série de projetos inéditos que acontecem ao longo do ano. “Por Trás do Programa”, “Por Dentro da Orquestra” e o ciclo “Nove Sinfonias de Beethoven” são projetos que buscam estreitar os laços entre o público e a orquestra, além de tornar mais lúdica a experiência com a música de concerto. O ‘‘Por Trás do Programa’’ teve sua primeira edição no dia da abertura. O objetivo da iniciativa é apresentar, todos os sábados, antes dos concertos oficiais na Casa da Ospa, uma palestra gratuita sobre o repertório da apresentação do dia com um especialista convidado. A próxima edição do ‘‘Por Trás do Programa’’ acontece no sábado, 14 de março, às 15h30, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa. O convidado é o pianista Max Uriarte, que comenta o repertório, com destaque para a Sétima Sinfonia de Ludwig van Beethoven. A entrada é franca.

Além do “Por Trás do Programa”, durante a abertura, foram anunciados dois outros projetos: o ciclo “Nove Sinfonias de Beethoven” e o “Por Dentro da Orquestra”.  Para celebrar os 250 de nascimento de Ludwig van Beethoven, a orquestra executa as nove sinfonias do compositor ao longo do ano em diversos concertos dentro e fora da Casa da Ospa. Para quem comparecer a todas as apresentações do ciclo das obras, a Ospa reserva um presente especial: um kit com produtos oficiais da sinfônica e ingressos para a próxima temporada. Para participar, é necessário tirar uma foto com o personagem caracterizado de Beethoven presente no evento — que terá uma identificação da obra executada no dia — e enviar a imagem para o e-mail as9sinfonias@gmail.com. Acesse o regulamento completo aqui. O primeiro concerto do ciclo das Nove Sinfonias acontece neste sábado, 14 de março.  A Sétima Sinfonia foi a escolhida para abrir o projeto.

Por fim, o projeto ‘‘Por dentro da Orquestra’’ leva sete pessoas para conhecer os bastidores da orquestra e da Casa da OSPA. O encontro acontece nas sextas-feiras, às 19h, durante o ensaio dos músicos. Na ocasião, os visitantes podem subir ao palco durante o ensaio e viver uma experiência única ao escutar a música de concerto por outra perspectiva. Mais informações sobre datas, assim como o regulamento, serão divulgadas na primeira semana de abril.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre