Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa firma convênio com UFRJ

Publicação:

Os músicos da Ospa poderão se aperfeiçoar no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e estudantes da UFRJ virão a Porto Alegre como solistas das apresentações da Ospa e da Ospa Jovem

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) firmou uma parceria com o Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PROMUS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O reitor da UFRJ, Roberto Leher, e o superintendente administrativo da Fundação, Rogério Beidacki, assinaram convênio que facilitará o acesso de músicos da Ospa ao aperfeiçoamento na Universidade, através da reserva de três vagas em seus editais anuais de seleção. Em contrapartida, a Ospa receberá os integrantes do Programa como solistas ou regentes em alguns concertos de sua temporada, ou na temporada da Ospa Jovem. Inicialmente, os músicos da Ospa que são professores da Escola de Música da orquestra serão priorizados nessa parceria. Para o diretor da Escola, Diego Grendene de Souza, que está cursando o Mestrado Profissional em Música da UFRJ atualmente, esta é uma iniciativa que renderá muitos frutos para a orquestra e também para o conservatório. "Esse convênio poderá trazer uma maior qualificação para a Ospa como um todo, em especial à Escola de Música, já que os integrantes da orquestra terão a oportunidade de aprimorar-se em um programa de pós-graduação de referência no Brasil." Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS-UFRJ, comemora: "O convênio é um marco no processo de implantação do PROMUS. Ao estabelecer uma parceria com uma orquestra de destaque no Brasil como a Ospa, nosso Programa confirma sua relevância a nível nacional". Ele comenta, ainda, a representatividade da iniciativa no contexto educacional brasileiro: "A Pós-graduação profissional vem se afirmando como um segmento da educação universitária absolutamente necessário, devido ao seu grande impacto no dia a dia da sociedade, e faz parte de sua atuação estabelecer relações dentro do meio em que atua. Os docentes do PROMUS têm uma grande experiência tanto docente como profissional, e o contato com os músicos da Ospa com certeza trará muitos bons frutos artísticos, através de importantes projetos conjuntos."

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

A Fundação orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós.    
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre