Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA encerra Série Igrejas 2019 com concerto gratuito em Esteio

Publicação:

Acompanhada do Coral Porto Alegre, orquestra realiza última apresentação da Série Igrejas 2019 com obras de Villa-Lobos e Bach. Sob regência de Diego Shuck Biasibetti. concerto ocorre no dia 06 de dezembro, sexta-feira, às 20h

Para cumprir o objetivo de levar música a diferentes templos religiosos de Porto Alegre e da Região Metropolitana, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realiza a última apresentação da Série Igrejas 2019, em Esteio. No dia 06 de dezembro, sexta-feira, às 20h, os músicos contemplam um repertório especial, com obras de Heitor Villa-Lobos e Johann Sebastian Bach na Paróquia Imaculado Coração De Maria. Sob a batuta de Diego Shuck Biasibetti, regente coral e violoncelista da OSPA, e solo do premiado fagotista Altair Braz Venâncio, a orquestra conta com a participação do Coral Porto Alegre. A entrada é franca.

A apresentação inicia e encerra com ‘‘Oratório de Natal BWV 248’’, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), segmentada em duas partes. A peça foi composta com verniz sacro para ser interpretada nas festividades em alusão ao nascimento de Jesus. Com participação do Coral Porto Alegre, incorpora melodias de composições anteriores do próprio repertório, incluindo três cantatas - BWV 248, Oratório de Ascensão BWV 11 e o Oratório de Páscoa BWV 249, incluindo um tenor Evangelista como narrador.

Compreendida em um seleto grupo de peças da música de concerto, ‘‘Ciranda das Sete Notas para fagote e orquestra de cordas’’, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) explora as capacidades técnicas e sonoras do fagote, inspirada em uma viagem à Europa que o levou a conhecer esses instrumentistas. Escrita e estreada em 1933, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é dedicada à esposa Mindinha e garante uma audição suave, com a ausência dos outros instrumentos de sopro, inspirada nas composições do período barroco.

Diego Schuck Biasibetti (regente – Brasil)
Regente coral, violista e violoncelista, é formado pela Escola Superior de Artes de Bremen (Alemanha). Integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e tem vasto currículo operístico na carreira, conduzindo, desde 2012, o projeto Ópera na UFRGS, com um vasto repertório músico-cênico. Com passagens pela Europa, foi, de 2008 a 2009, professor de violoncelo e regente da Orquestra Jovem da Kreismusikschule, na Alemanha, além de regente do Coro Da Capo, em Syke, e membro fundador de grupos, como Concerto Barroco, Bremerey Consort, Dario’s Revenge e Pro-Vocant.

Altair Braz Venâncio (fagote – Brasil)
Fagotista da OSPA, graduou-se no Conservatório de Música de Genebra com diploma de solista. Foi bolsista pelas Fundações Vitae (Brasil) e Jean Tanner ( Suíça). Atuou na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na Orquestra de Câmara de Genebra (Suíça), na Orquestra du Mont Blanc (França) e na Orquestra de Ópera de Vienna (Áustria), acumulando premiações em orquestras no Brasil e no exterior.

Coral Porto Alegre
Criado em 1996, cumpre intensa atividade nos palcos brasileiros dedicado ao repertório coral-sinfônico e à música sacra. Regularmente, o grupo é convidado a participar das temporadas das principais orquestras do sul do Brasil, entre as quais se destacam a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Com quatro discos gravados, foi aclamado com o Prêmio Açorianos em duas ocasiões, em 2000 e 2013.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Banrisul, Porto Alegre Airport e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

Concerto da OSPA | Série Igrejas
Quando: 06 de dezembro de 2019, sexta-feira, às 20h
Onde: Paróquia Imaculado Coração De Maria (R. Coração de Maria, 120 - Centro, Esteio)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Johann Sebastian Bach: Oratório de Natal BWV 248 – Parte I
Heitor Villa-Lobos: Ciranda das Sete Notas para fagote e orquestra
Johann Sebastian Bach: Oratório de Natal BWV 248 – Parte III

Regente: Diego Schuck Biasibetti (Brasil)
Solistas: Altair Braz Venâncio (fagote – Brasil)
Andiara Mumbach - Soprano
Victor Lucas Bento - Contratenor
Rafael Oliveira – Tenor/ Evangelista
Eduardo Linn - Baixo

Participação: Coral Porto Alegre
Prep. Vocal - Gisa Volkmann


OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre