Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA e convidados realizam concerto gratuito “Jobim Sinfônico” no Araújo Vianna

Daniel Jobim, Mario Adnet e Zé Ibarra se juntam à Orquestra no dia 28/3

Publicação:

Por Luiza Piffero / Ascom OSPA

Daniel Jobim, Mario Adnet e Zé Ibarra se juntam à Orquestra no dia 28/3

O legado de Tom Jobim (1927-1994) será celebrado no concerto Jobim Sinfônico, que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre leva para o Auditório Araújo Vianna na próxima quinta-feira, 28 de março, às 20h. A apresentação tem entrada franca e os ingressos estão esgotados. A OSPA, uma fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), estará sob regência de Evandro Matté e terá a companhia de convidados especiais – como o pianista Daniel Jobim, neto do compositor, o violonista Mario Adnet, duas vezes vencedor do Grammy, e o cantor Zé Ibarra, da banda Bala Desejo. A apresentação integra a Série Especial da OSPA e é também uma homenagem aos 50 anos da TVE-RS.

“Jobim Sinfônico” é um projeto original de Paulo Jobim (1950-2022), primogênito de Tom, e Mario Adnet, que assina a direção musical. A dupla reuniu partituras originais de Tom Jobim e também arranjos orquestrais de suas canções em um álbum duplo e DVD que venceu o Grammy Latino em 2004. O trabalho já foi apresentado ao vivo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos e Holanda – sendo que, a cada apresentação, o repertório, a orquestra e os solistas mudam. 

Em Porto Alegre, “Jobim Sinfônico” será interpretado pelas dezenas de músicos da OSPA, sob regência de Evandro Matté. O trio de solistas que vai se revezar sobre o palco do Araújo Vianna é composto pelo pianista e neto de Tom Daniel Jobim, o cantor Zé Ibarra e o violonista Mario Adnet. Também está prevista a participação especial de um quarteto vocal formado pelas cantoras Elisa Machado, Carol Braga, Cintia de los Santos e Débora Dreyer. No repertório, estão músicas adoradas pelo público, como “Saudade do Brasil”, “Águas de Março”, “Chovendo na Roseira” e “Garota de Ipanema”, entre muitas outras.

“É muito gratificante poder executar Tom Jobim com a OSPA. Será a junção do ápice da música brasileira com os diversificados timbres de uma orquestra”, celebra o maestro Evandro Matté. Mario Adnet, que trabalhou nos arranjos e adaptações das músicas, comenta sobre a sonoridade delas: “Não mudamos uma nota sequer, mas as músicas soam maiores do que nas gravações de Tom Jobim já que a orquestra tem muito mais violinos, por exemplo. Por outro lado, o Tom usava muitas flautas, que tivemos de substituir por outros instrumentos de orquestra, como fagotes e trompas. É um trabalho minucioso de equilibrar as massas de instrumentos para que nenhum fique escondido”.

Responsável por levar a música popular brasileira aos quatro cantos do mundo, Tom Jobim sempre habitou também o mundo da música de concerto. Não à toa, era conhecido como “maestro soberano”. Seu catálogo popular é repleto de citações a compositores, como Claude Debussy, Frédéric Chopin e Maurice Ravel. Adnet aponta que Jobim estudou piano com Hans-Joachim Koellreutter, um maestro alemão que lhe deu as bases da música de concerto: “A música do Tom Jobim é uma festa para qualquer bom arranjador e orquestrador, porque está tudo ali. É só uma questão de colorir”. 

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Mario Adnet (solista – direção musical, violão e voz)

Compositor, arranjador, violonista e produtor carioca, tem se revezado entre sua produção pessoal e um mergulho profundo nas obras de autores-chave da música nacional como Villa-Lobos, Tom Jobim, Moacir Santos, Dorival Caymmi, Baden Powell e Luiz Eça. Adnet é vencedor de oito Prêmios da Música Brasileira. Ganhou duas vezes o Grammy Latino, em 2021, como produtor do single “Talvez”, de Caetano Veloso (na categoria Gravação do Ano), e em 2004, com Paulo Jobim, por “Jobim Sinfônico”, também indicado ao Grammy Americano em 2005 na categoria Crossover. Mario Adnet recebeu outras 6 indicações ao Grammy Latino por “Jobim Jazz ao Vivo” (2016), “Dorival Caymmi Centenário”, com Dori Caymmi (2015), “Um Olhar Sobre Villa-Lobos” (2013) e “Choros & Alegria – Moacir Santos”, com Zé Nogueira (2006).

Daniel Jobim (solista – piano e voz)

Cantor, pianista e compositor, Daniel Jobim já gravou e se apresentou ao lado de artistas como Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Sting e Stevie Wonder. Em 1995, foi vencedor do Grammy Internacional, como produtor do disco "Antônio Brasileiro" de Antônio Carlos Jobim. Formou o grupo The Bridge e fez parte do Quarteto Jobim Morelenbaum. Em 2008, com a formação Trio Jobim, lançou o CD "Novas Bossas", em parceria com Milton Nascimento, apresentando-se no Festival de Jazz de Montreux. Na abertura das Olimpíadas Rio 2016, realizou performance de voz e piano, acompanhando o desfile de Gisele Bündchen. Em 2017, gravou com John Pizzarelli o álbum SINATRA & JOBIM @ 50. Em 2020, iniciou o projeto “Seu Jorge e Daniel Jobim interpretam Tom Jobim” com shows no Brasil e na Europa.

Zé Ibarra (solista – voz)

Zé Ibarra é cantor, compositor e musicista carioca, membro das bandas Dônica e Bala Desejo, com quem ganhou o Latin Grammy de melhor álbum pop em língua portuguesa em 2022. Em 2023, lançou seu primeiro projeto solo: “Marquês, 256”, disco acústico voz e violão gravado na escada de seu prédio no Rio de Janeiro. Zé acompanhou Milton Nascimento em suas duas últimas turnês: Clube da Esquina e a última turnê de música na qual também fez o show de abertura de todas as apresentações. Já se apresentou nos principais festivais do Brasil e do mundo, como Rock In Rio, Primavera Sound Barcelona, Coala Festival e saiu em turnê pela Europa e Japão com Bala Desejo e também solo. Atualmente, prepara-se para lançar o seu próximo álbum, com banda, e sua turnê solo no Japão.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
SÉRIE ESPECIAL – Jobim Sinfônico

QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Início do concerto: às 20h. Abertura das portas: às 18h30.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685, Porto Alegre – RS)
ENTRADA FRANCA
INGRESSOS ESGOTADOS
Classificação indicativa: livre.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade. 

PROGRAMA

Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994)

Saudade do Brasil 
Canta, Canta Mais

Águas de Março
Passarim 
Boto
Correnteza
Imagina 
Modinha 
Gabriela 
Chovendo na Roseira 
Wave 
Garota de Ipanema 

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Direção Artística e regência: Evandro Matté
Solistas: Mario Adnet (direção musical, violão e voz), Daniel Jobim (piano e voz) e Zé Ibarra (voz)
Participação especial: Elisa Machado, Carol Braga, Cintia de los Santos e Débora Dreyer. 

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Banrisul Corretora de Seguros, John Deere, Gerdau, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed e Triel HT. 
Apoio: Prefeitura de Porto Alegre, Intercity e Blumenstrauss.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre