Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA apresenta espetáculo “Música Instrumental Gaúcha”

Publicação:

Crédito: Raquel Laks

Orquestra se apresenta na Casa da OSPA no dia 23 de novembro, sábado, às 17h, com peças de compositores gaúchos. O concerto, com entrada franca, tem regência de Evandro Matté e conta com a participação especial do Trio In Uno, Luciano Maia, Michel Dorfman e Paulo Dorfman

Obras de compositores gaúchos de música clássica ganham roupagem contemporânea no próximo sábado, 23 de novembro, às 17h. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) se encarrega da tarefa de interpretar um diversificado repertório com o espetáculo ‘‘Música Instrumental Gaúcha’’, que reúne peças e músicos das mais diversas gerações do Rio Grande do Sul. Sob regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra, os instrumentistas sobem ao palco da Casa da OSPA aliados do Trio in Uno, composto por Pablo Schinke (violoncelo), José Ferreira (violão de sete cordas) e a italiana Giulia Tamanini (saxofone), além dos convidados Luciano Maia (acordeon), Michel Dorfman (piano) e Paulo Dorfman (piano).  A apresentação tem entrada franca, com distribuição de senhas no dia do concerto, na bilheteria da Casa da OSPA, a partir das 10h até o horário do evento, às 17h.

O Banrisul é o apresentador oficial do espetáculo ‘‘Música Instrumental Gaúcha’’.

Sobre o programa

‘‘A OSPA procura integrar na programação anual compositores gaúchos. Convidamos músicos que se destacam no cenário com obras autorais’’, afirma o maestro Evandro Matté. ‘‘Com uma versão sinfônica, essas peças poderão ganhar uma nova projeção’’, completa.

Para iniciar o concerto, a OSPA executa ‘‘O Boi no Telhado’’, de Darius Milhaud (1892-1974). Composta e estreada no período de efervescência cultural, com o surgimento do samba, reflete a mistura de ritmos essencialmente nacionais, incorporando 24 peças de músicos brasileiros, entre as quais “Gaúcho”, de Álvaro Sandim, “A Galhofeira’’, de Alberto Nepomuceno, e “Apanhei-te Cavaquinho”, de Chiquinha Gonzaga.

Na sequência, a orquestra apresenta ‘‘Retratos’’, do gaúcho Radamés Gnatalli (1906-1988). Gravada há 55 anos sob própria regência, a composição, segmentada em quatro movimentos, busca homenagear diferentes personalidades da música brasileira que simbolizam a carreira do compositor – Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.  

Em seguida, composições autorais dos solistas passam a integrar o programa da OSPA. O pianista Paulo Dorfman (1945-) junta-se aos músicos com Michel Dorfman para executar quatro obras próprias – ‘‘Santo Antonio’’, ‘‘Choro para Gabriela’’, ‘‘Mountain Foot’’e ‘‘Cristine’’. Seguido, então, pela presença do acordeonista Luciano Maia (1980-), a OSPA apresenta ‘’Janelas ao Sul’’, canção que leva o mesmo nome do álbum e dialoga a música regionalista com estilos universais, além de ‘‘Fincando o Garrão’’. Por fim, a orquestra, acompanhada de todos os solistas, executa ‘‘Barra do Ribeiro’’, do compositor de Carazinho Guinha Ramires (1956-).

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, sediado em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França).  Atraído pela regência, passou a atuar desde 2006 como maestro em festivais. Desde então, esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos como convidado. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes em seu domínio artístico.

Paulo Dorfman (piano)

Referência no cenário gaúcho, Paulo Dorfman está entre os compositores instrumentais com o maior número de obras interpretadas. É recorrente convidado em concertos da OSPA e atuou ao lado de renomados artistas, como Renato Borghetti, Ana Lonardi e Alegre Corrêa, além de ser o artista homenageado na edição 2016 do Poa Jazz. Graduado em Música pela UFRGS, é também professor, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente com improvisação, harmonia, piano e arranjo musical.

Michel Dorfman (piano)

Pianista, arranjador e compositor, iniciou os estudou com o pai, Paulo Dorfman, formando-se em Composição pela UFRGS. Iniciou a carreira de instrumentista pela Oppa (Orquestra Popular de Porto Alegre), aliando-se a projetos paralelos. Protagonizou a participação em álbuns de renomados nomes da música gaúcha, como Frank Solari, Hique Gomez, Renato Borghetti e Ernesto Fagundes. Pelo instrumento de domínio, foi premiado duas vezes com o Troféu Açorianos, além de escrever para a OSPA canções do folclore gaúcho, interpretadas pela família Fagundes no Natal Luz de Gramado.

Luciano Maia (acordeon)

Instrumentista, cantor e compositor, é um dos mais renomados acordeonistas do sul do país na atualidade. Com 20 anos de carreira, possui 12 discos na trajetória e apresentou-se em importantes projetos musicais e festivais de jazz no Brasil e na Europa, sendo recorrente convidado para atuar como solista em prestigiadas apresentações da música de concerto. Reconhecido por aliar música regional gaúcha com ritmos distintos, conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul, entre os quais oito Prêmios Açorianos, Prêmio Vitor Mateus Teixeira, além de indicações ao Prêmio da Música Brasileira.

Trio in Uno

Composto pelos brasileiros Pablo Schinke (violoncelo), José Ferreira (violão de sete cordas) e a italiana Giulia Tamanini (saxofone), o grupo surge em Paris, em 2014, ao aliar a espontaneidade da musica popular com a expressividade da música clássica. Em 2015, lançam o primeiro álbum, intitulado "Lilas", sendo recebido com entusiasmo pelo público e aclamado pela crítica no exterior. São convidados frequentes de diversos programas de rádio e televisão, incluindo RFI, Super Rádio Brasília, FM Cultura, TV Globo e TV Cultura. Desde 2015, o trio se apresenta regularmente no Brasil, em prestigiosas salas de concerto, e em festivais pela Europa.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Banrisul, Porto Alegre Airport e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

Concerto|Música Instrumental Gaúcha
Quando: 23 de novembro, sábado, às 17h
Onde: Casa da OSPA (Centro Adminstrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1501 – Cidade Baixa)

ENTRADA FRANCA

Distribuição de senhas:
 23 de novembro (sábado) na Casa da OSPA, das 10h às 17h

PROGRAMA

Darius Milhaud – O boi no telhado

Radamés Gnattali – Suíte Retratos

Paulo Dorfman – Santo Antonio

Paulo Dorfman – Choro para Gabriela

Paulo Dorfman – Mountain Foot

Paulo Dorfman – Cristine

Luciano Maia – Janelas ao Sul

Luciano Maia – Fincando o Garrão

Guinha Ramires – Barra do Ribeiro

Regente: Evandro Matté
Solistas: Trio in Uno – Pablo Schinke (violoncelo), José Ferreira (violão de 7 cordas) e Giulia Tamanini (saxofone), Luciano Maia (acordeon), Michel Dorfman (piano) e Paulo Dorfman (piano)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre