Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA apresenta concerto gratuito pela Série Igrejas 2019

Publicação:

Sob a batuta de Fredi Gerling, a orquestra se apresenta na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. O concerto ocorre no dia 11 de outubro, sexta-feira, às 20h

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) se apresenta com um diversificado repertório da música clássica pela Série Igrejas 2019. Sob a batuta do renomado maestro Fredi Gerling, a sinfônica interpreta peças de Daniel Wolff, Leo Brouwer e Franz Schubert. O solo é executado pelo violonista Paulo Inda, detentor do Prêmio Açorianos de melhor disco erudito. Na próxima sexta-feira, 11 de outubro, às 20h, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus é palco da apresentação, que tem entrada franca. O programa inicia com Abertura Sopher, de Daniel Wolff (1967-). Estrada pelo próprio regente Fredi Gerling, em 1995, a obra é voltada à orquestração de cordas e celebra os dez anos da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (OCTSP). Em seguida, o violonista Paulo Inda junta-se à OSPA para executar o solo de Concerto Elegíaco, do regente cubano Leo Brouwer (1939-). Com vasta carreira experimental, o compositor se destaca como referência em obras clássicas para violão. Suas peças para o instrumento têm reputação internacional, sendo interpretadas por instrumentistas de todo o mundo. Para encerrar o espetáculo, a orquestra executa Sinfonia nº 6, do mestre do romantismo, Franz Schubert (1797-1828). A obra, elaborada para a orquestra particular de Otto Hatwig, estreou em 1818 e se constituiu por uma dimensão maior que as anteriores, com forte influência de Beethoven. Fredi Gerling (regente – Brasil) Violinista e regente, foi maestro e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro entre 1989 e 1995, tendo liderado o grupo em três turnês internacionais e gravado dois CDs. Nos Estados Unidos, esteve à frente da orquestra de cordas da  Preucil Music School, além de atuar como solista, camerista e professor em diversas outras escolas e orquestras. Tem atuado como professor convidado e regente em festivais e cursos extraordinários em Belo Horizonte, Campos do Jordão, Curitiba, João Pessoa, Londrina, Brasília e Uberlândia. Em 2000, foi professor visitante na University of Iowa, onde recebeu o título de “Doctor of Musical Arts” a partir da análise de Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos. Paulo Inda (violão – Brasil) Violonista e professor, é detentor do Prêmio Açorianos de melhor disco erudito de 2006. Realizou concertos pela América do Norte, Sul e Europa diversas vezes, apresentando um amplo repertório que atravessa cinco séculos, incluindo performances solo, de câmara e concertos com orquestra. Mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque,  dividiu o palco com importantes nomes da música clássica. Atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, Orquestra do Rio Grande do Sul, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra da ULBRA.  

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Banrisul, Fraport e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

 

Concerto da OSPA | Série Igrejas

Quando: 11 de outubro de 2019, sexta-feira, às 20h

Onde: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Rua Ramiro Barcellos, 386, Porto Alegre – Bairro Floresta)

 

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA

 Daniel Wolff: Abertura Sopher

Leo Brouwer: Concerto elegíaco

Franz Schubert: Sinfonia nº 6

 

Regente: Fredi Gerling (Brasil)

Solista: Paulo Inda (violão – Brasil)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre