Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

NOTA DE PESAR: Tulio Belardi (1935-2024)

Publicação:

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, instituição vinculada à Secretaria da Cultura do RS, lamenta o falecimento do maestro Tulio Belardi. Ao longo de mais de 35 anos, Tulio deixou a sua marca na história da OSPA. Para sempre, será lembrado pelos colegas e pelo público por sua dedicação à música.

O atual diretor artístico da OSPA Evandro Matté sublinha a importância de Tulio como um grande incentivador da ópera e do canto lírico: “Ele deu continuidade ao trabalho do maestro Pablo Komlós, que era outro apaixonado por ópera. Insistia no desenvolvimento da ópera e, por conta disso, muita coisa boa aconteceu em Porto Alegre”. O violinista da OSPA Elsdor Lenhart relembra os concertos regidos por Belardi com repertório dedicado ao tango, sempre lotados, além das apresentações no interior do Estado: “Era muito popular, carismático e respeitado pelos músicos e o público”.

Tulio Belardi nasceu em Buenos Aires, em 1935, e posteriormente naturalizou-se brasileiro. Filho do destacado músico Mario Belardi, seguiu os passos do pai e estudou violino. Realizou a sua formação como violinista e regente no Conservatório Universitário de Montevidéu (Uruguai) e no Teatro Colón (Argentina), tendo conduzido as principais orquestras de Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela.

Em 1970, a convite do maestro Pablo Komlós, mudou-se para Porto Alegre para atuar na OSPA, onde permaneceu até 2006. Na Fundação OSPA, desempenhou as mais variadas funções: músico, regente auxiliar de Komlós, professor e depois coordenador do Conservatório Pablo Komlós, regente do Coro Sinfônico, regente da Orquestra de Câmara, regente titular e diretor artístico.

Em 2001, recebeu da Câmara de Porto Alegre o título de Cidadão Integração, em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento cultural e artístico de Porto Alegre. Em 2015, ao completar 80 anos, foi homenageado pela OSPA.

Tulio Belardi faleceu na madrugada desta quarta-feira, 3 de abril de 2024. Nossos sinceros sentimentos à sua esposa Silvia e aos demais familiares, amigos e colegas.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre