Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Nota de Falecimento – Sergio Luiz Matte

Publicação:

É com muito pesar que a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) comunica o falecimento de Sergio Luiz Matte, ex-integrante da OSPA, no último dia 10 de outubro de 2020. O músico natural de Encruzilhada do Sul foi violinista da Orquestra por mais de 30 anos.

Sérgio foi estudante da Escola da OSPA e, depois de ingressar na Orquestra, contribuiu para a promoção da cultura musical do Rio Grande do Sul. Atuou na OSPA de 1973 a 2005. Em sua última visita à Orquestra, contou que, em 2005, após seu último ensaio antes de se afastar da função de violinista, foi às lágrimas, pois ter integrado a OSPA foi a concretização de um sonho.

Abaixo, um trecho de seu texto de agradecimento pela medalha, em que ele menciona o deslumbramento em sua primeira experiência como ouvinte da OSPA:

“Era a manhã e um domingo primaveril quando papai e eu chegamos no antigo Auditório Araújo Vianna (ao lado do Theatro São Pedro) para assistirmos ao Concerto Dominical e já se ouvia a mistura sonora da afinação dos instrumentos. Ao começar o evento, parecia que meu coração ia explodir no peito, tamanha era a felicidade em estar ali, vendo e ouvindo uma orquestra sinfônica de verdade, ao vivo. Já na primeira obra, murmurei ao papai: ‘Quando eu for grande quero tocar nessa orquestra’. E o comentário veio sussurrado em seguida: ‘Para tocar nesta orquestra tem que estudar muito, porque aqui só tocam os GRANDES’. Ao que rebati: Pois vou estudar bastante e ser grande como eles’. (…). Nesta ocasião eu tinha entre 9 e 10 anos de idade e nem imaginava que este sonho fosse se realizar. (…)”.

A Sinfônica presta solidariedade aos amigos e familiares.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre