Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa abre vagas para novos alunos

Publicação:

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tem boas notícias para crianças e jovens que querem se aperfeiçoar em instrumentos musicais de orquestra ou em prática coral. Foi lançada a seleção de novos alunos da instituição para 2018. As inscrições para o processo seletivo acontecem de 30 de outubro a 10 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Escola de Música da Ospa (Av. Desembargador André da Rocha, nº 50). ACESSE AQUI O EDITAL! Neste ano, a Escola aumentou 30% o número de vagas em relação ao ano passado. "São 83 novas vagas, maior quantidade em três anos. Além disso, pela primeira vez, estamos reservando 04 vagas para pessoas com deficiência, para o curso de Prática de Canto em Coro de Câmara", comenta Diego Grendene de Souza, diretor da Escola de Música da Ospa. Pessoas que tenham a partir de 8 anos podem se inscrever para as seguintes modalidades de instrumentos: violino, viola de arco, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão. Já para aulas de canto coral, é necessário ter entre 8 e 20 anos,  e não é obrigatório o conhecimento teórico-musical prévio. Os candidatos serão escolhidos conforme o seu desempenho na audição. Para todas as modalidades, os interessados precisam estar comprovadamente matriculados no Ensino Regular ou já ter concluído o Ensino Médio. Os testes, agendados no ato da inscrição, serão realizados até o dia 24 de novembro de 2017.  As partituras das obras que serão avaliadas estão disponíveis no site da orquestra até o dia 1º de novembro. Mais informações pelo telefone (51) 3228-6737 ou por email: escolademusica.ospa@gmail.com

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.

No próximo ano, a Escola passará a funcionar no Palácio do Vice-governador (Palacinho), que foi cedido pelo Governo do Estado do RS para a Ospa.

PARTITURAS DA SELEÇÃO

Partitura Eufônio - Iniciante Partitura Eufônio - Intermediário Partitura Flauta Partitura Trombone  Partitura Tuba Partitura Trompa Partitura Tuba - Iniciante Partitura Tuba - Intermediário Partitura Tuba - Avançado Partitura Tuba - Profissional Partitura Contrabaixo Acústico Tocado com Arco - Intermediário Partitura Contrabaixo Acústico Tocado com Arco - Profissional Partitura Viola - Avançado Partitura Viola - Avançado Partitura Viola - Profissional Partitura Viola - Profissional Partitura Viola - Profissional Partitura Viola - Profissional Partitura Viola - Profissional Partitura Viola - Profissional Partitura Viola - Profissional Partitura Oboé  Partitura Oboé 

Escola de Música da Ospa - Seleção de Novos Alunos

Período de inscrições: de 30 de outubro a 10 de novembro Onde: Escola de Música da Ospa (Rua André da Rocha, nº 50, Porto Alegre) Horário de funcionamento da escola: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 Edital disponível na presente publicação.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre