Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Alunos da Escola da OSPA se apresentam pela primeira vez no Instituto Goethe

Publicação:

Crédito: Mariana Moraes

Estudantes do Conservatório Pablo Komlós realizarão duas apresentações no Projeto Quintas Musicais em 2019. A estreia será no dia 4 de julho, com repertório dos períodos barroco, clássico e romântico. A entrada é franca.

Para consolidar o intercâmbio cultural através da música, estudantes da Escola de Música da OSPA - Conservatório Pablo Komlós levam, pela primeira vez, música de concerto ao Instituto Goethe na Capital. O recital contempla alunos de viola, violino, contrabaixo, clarinete e flauta, aliados do pianista André Carrara, professor da Escola. A primeira apresentação, no âmbito do Projeto Quintas Musicais, ocorre no dia 04 de julhoquinta-feira, às 19h, e tem entrada franca.

O programa revisita compositores das mais diversas épocas, atravessando os períodos barroco, clássico e romântico. Entre os autores, destacam-se Antonín Leopold Dvorak (1841-1904), Benedetto Marcelo (1686-1739), Franz Krommer (1759-1831), Robert Schumann (1810-1856) e Franz Schubert (1797-1828). As peças são executadas pelos alunos Eduardo Rozniecki Casagrande (violino), Gabriel Perius Daufenbach (violino), Giovanni Leal Pereira (viola), Fabrício Vijal (contrabaixo), Leonardo Timóteo (clarinete), Isaac Kroeff Lopes (clarinete) e Ianes Gil Coelho (flauta).

A proposta da apresentação é mostrar ao público o trabalho desenvolvido por estudantes e professores do Conservatório Pablo Komlós, ocupando com música um dos espaços referência em cultura em Porto Alegre.

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola da OSPA cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O Conservatório conta com grupos orquestrais e um coral, promovendo projetos como o “Escola da OSPA na Comunidade”, que já levou recitais de alunos a mais de 70 instituições de assistência social e de saúde em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Sobre o Projeto Quintas Musicais

O Projeto Quintas Musicais consiste em uma série de apresentações realizadas nas quintas-feiras no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre. Um dos principais objetivos é estimular a cena artística local, buscando promover a produção original de compositores e intérpretes da música contemporânea, jazz, música experimental e possíveis relações interdisciplinares da música com outras artes.

Escola da OSPA no Instituto Goethe Quando: 04 de julho, quinta-feira, às 19h Onde: Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112, Independência, Porto Alegre-RS)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Antonín Leopold Dvorak (1841-1904) –Trio Para Dois Violinos e Viola Op. 75a     Benedetto Marcelo (1686-1739) – Sonata Op. 2 nº 2 Franz Krommer (1759-1831) – Concerto Para Clarinete e Orquestra Op. 36 Robert Schumann (1810-1856) – Fantasiestücke Op. 73. Franz Schubert (1797-1828) – Introduções e Variações Op.160

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre