Quinteto de metais da OSPA realiza apresentação gratuita na Sala de Recitais (3/4)

Músicos da orquestra farão recital aberto ao público pela segunda apresentação da Série Música de Câmara. Crédito da foto: Mauricio Paz
Músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparam um programa exclusivo para formação de metais, com entrada franca, na nova Sala de Recitais da Casa da OSPA. A segunda apresentação da Série Música de Câmara 2022 ocorre no dia 3 de abril, domingo, às 18h, e inclui peças para trompete, trompa e trombone.
A apresentação reúne um quinteto, que interpretará um repertório moderno para a formação. Tiago Linck (trompete), Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Rodrigo da Rocha (trombone baixo) irão compor o grupo. ‘‘A literatura para quinteto de metais não é tão vasta como para outras formações. Nós temos pouco mais de 100 anos de existência’’, revela Tiago Linck, que reforça a importância de trazer ao programa compositores que traçaram uma trajetória como músicos de metais.
Entre os nomes selecionados para o recital estão Edmund Haines (1914 – 1974), com ‘‘Toccata’’, André Lafosse (1890 – 1975) e sua ‘‘Suite Brève’’, John Cheetham (1939 –), com ‘‘Scherzo’’, Victor Ewald (1860 – 1935), com o ‘‘Quinteto de Metais nº 1 em Si bemol Menor, Op. 5’’, e Verne Reynolds (1926 – 2011), com a ‘‘Suíte para Quinteto de Metais’’.
Série Música de Câmara 2022
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença da música de câmara na programação da OSPA. As apresentações são realizadas por pequenos grupos de músicos, privilegiando repertórios diversos compostos para formações menores e também música contemporânea. Ao longo de 2022, estão previstos 17 recitais. A entrada é franca e as apresentações ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.
Sobre a Sala de Recitais
A Sala de Recitais da Casa da OSPA é um espaço multiuso voltado para apresentações musicais solo ou de pequenos grupos de câmara, além de outras atividades culturais, como as palestras do novo projeto da OSPA Notas de Concerto. Com 186 metros quadrados, sua capacidade atual é para 120 pessoas sentadas. E o grande diferencial da sala é a acústica: 21 painéis instalados no forro direcionam o som do palco para o fundo e para as paredes laterais. A plateia escuta a música diretamente do palco, mas também refletida pelas paredes, o que proporciona a melhor experiência sonora imersiva possível, sem a necessidade de amplificação do som.
QUINTETO DE METAIS DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara
Quando: domingo, 3 de abril de 2022, às 18h
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PROGRAMA
Haines, Edmund
Toccata
Lafosse, André
Suite Brève
I. Entrelacs
II. Choral
III. Rondo Fantasque
Cheetham, John
Scherzo
Ewald, Victor
Quinteto de Metais nº 1 em Si Bemol Menor, Op. 5
I. Moderato – Più mosso
II. Adagio non troppo lento – Allegro vivace – Tempo I. Adagio
III. Allegro moderato
Reynolds, Verne
Suíte para Quinteto de Metais
I. Toccata
II. Chorale
V. March
Apresentação: Quinteto de Metais – Tiago Linck (trompete), Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Rodrigo da Rocha (trombone baixo)
Direção Artística: Evandro Matté