Projeto de inserção social da Escola da Ospa visita Instituto de Cardiologia

O hospital recebe apresentação do quarteto de violoncelos da instituição nesta quinta-feira (24), às 15h30.
Buscando levar música para os mais diferentes espaços da Capital gaúcha, o Conservatório Pablo Komlós relançou neste mês o projeto Escola da Ospa na Comunidade. Nesta quinta-feira (24), acontece o terceiro recital do ano pela iniciativa. O Quarteto de Violoncelos formado por alunos da instituição realiza uma apresentação especial no saguão do Instituto de Cardiologia, a partir das 15h30. Os jovens instrumentistas Rafael Honorio, Calíope Corrêa, Carla Tenroller e Mariana Pit executam um repertório variado para os pacientes, seus familiares e os funcionários do local.
Lançada em 2015, a iniciativa já promoveu em torno de 60 recitais de grupos de alunos não só em hospitais, mas também em escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas da Capital gaúcha e região metropolitana. A proposta permite que estudantes compartilhem o trabalho desenvolvido na Escola com públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto, e também que eles pratiquem a performance. Nos últimos três anos, a série visitou espaços como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e Hospital o Psiquiátrico São Pedro.
Para o segundo semestre, as instituições interessadas em receber recitais pelo projeto devem entrar em contato com a Escola de Música da Ospa pelo telefone 51 3228-6737 ou pelo e-mail [email protected].
Foto: Mariana Sirena
A Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola da Ospa cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral, e mantém projetos como o “Escola da Ospa na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.
Projeto Escola da Ospa na Comunidade
Quando: 24 de maio de 2018, quinta-feira, às 15h30
Onde: Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Av. Princesa Isabel, 395 – Santana, Porto Alegre – RS, 90040-371)
Apresentação: Quarteto de Violoncelos, formado por Calíope Corrêa, Carla Tenroller, Rafael Honorio e Mariana Pit