Programação gratuita com dois grupos de câmara marca estreia dos recitais da OSPA em 2023 (19/3)

Apresentação destaca grandes compositores, como Brahms e Schubert
Às 18h deste domingo (19), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, abre as portas da sua Sala de Recitais para a estreia da Série Música de Câmara na temporada de 2023. Na apresentação, o Duo Sonata, formado por Vladimir Romanov (viola) e André Carrara (piano), interpreta a “Sonata nº 1” de Johannes Brahms. O Trio Tri, formado por Elisa Machado (soprano), Eduardo Knob (piano) e Israel Oliveira (trompa), executa obras de Osvaldo Lacerda e Franz Schubert. A entrada é franca e por ordem de chegada.
A “Sonata nº 1 em Fá Menor, Op. 120” foi uma das últimas obras compostas por Brahms. A peça foi composta em 1894, em par com a “Sonata nº 2”, originalmente para o clarinetista Richard Mühlfeld, diretor da Orquestra de Meiningen. O pianista da OSPA, André Carrara, comenta: “As duas ‘Sonatas Op. 120’ foram arranjadas por Brahms para serem executadas em clarinete ou viola. Essas duas sonatas parecem pertencer uma à outra mais do que simplesmente seu número de opus em comum”. O pianista executa os quatro movimentos da “Sonata nº 1” ao lado do violista Vladimir Romanov, formando o Duo Sonata.
Logo após, o Trio Tri realiza a segunda parte do recital. O grupo é formado por Elisa Machado, soprano e professora de técnica vocal do Coro Sinfônico da OSPA, Eduardo Knob, pianista do grupo coral, e Israel Oliveira, trompista da OSPA. A “Melodia para Trompa Solo”, do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, inicia o programa. “É talvez a obra brasileira mais conhecida para este instrumento”, destaca Israel, apontando semelhança com “Etude para Trompa Solo”, de Camargo Guarnieri.”
Em seguida, o Trio Tri executa uma série de peças de Franz Schubert, começando por “Ständchen, D. 899”. Originalmente escrita para voz e piano, a canção foi posteriormente transcrita para diversos instrumentos, incluindo a trompa. O pianista Eduardo Knob ainda destaca o “Impromptu nº 2” como “uma obra de grande beleza e profundidade emocional, que expressa a alma melancólica e introspectiva do compositor”. Ao fim da apresentação, a soprano Elisa Machado se junta ao grupo para cantar “Rastlose Liebe, Op. 5, nº 1”, “Gretchen am Spinnrade, Op. 2” e “Auf dem Strom, Op. 119”. “Schubert convoca uma tempestade de energia e poder bruto em ‘Rastlose Liebe’”, afirma Elisa, “foi um sucesso imediato em seu círculo e tem estado no centro de seu repertório desde então”, completa a musicista.
Série Música de Câmara
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 1ª edição na Temporada 2023.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara – Duo Sonata e Trio Tri
Quando: domingo, 19 de março de 2023, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.
Programa:
Johannes Brahms | Sonata nº 1 em Fá Menor para Viola e Piano, Op. 120
Allegro appassionato
Andante un poco adagio
Allegretto grazioso
Vivace
Apresentação: Duo Sonata – Vladimir Romanov (viola) e André Carrara (piano)
Osvaldo Lacerda | Melodia para Trompa Solo
Franz Schubert | Ständchen, D. 899
Franz Schubert | 4 Impromptus, Op. 90
II. Allegro
Franz Schubert | Rastlose Liebe, Op. 5, nº 1
Franz Schubert | Gretchen am Spinnrade, Op. 2
Franz Schubert | Auf dem Strom, Op. 119
Apresentação: Trio Tri – Elisa Machado (soprano), Eduardo Knob (piano) e Israel Oliveira (trompa)
Direção Artística: Evandro Matté
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.