Ottorino Respighi – Antiche danze et arie per liuto – Suite nº 3
Na Itália da virada do século XIX para o século XX, dominada pela tradição operística, Respighi (1879-1936) foi um dos compositores que investiram na elaboração de obras puramente orquestrais. Teve uma formação cosmopolita, sendo aluno de nomes como Rimsky-Korsakov e Max Bruch. Fascinava-se pela música do passado distante da Itália, e suas transcrições de obras antigas estão entre os seus trabalhos mais lidos. As três suítes de Árias e Danças Antigas (neste concerto, a Ospa executa a terceira) refletem seu interesse pelos velhos mestres – os movimentos de cada uma são retirados de peças para alaúde de autores dos séculos XVI e XVII.
Alberto Bocini – Xuite O – Suite modulare per Contrabbasso Amplificato e Orchestra
Considerado um dos grandes contrabaixistas da atualidade, Bocini dedica-se não só à sua carreira como instrumentista, mas também à composição. Em Porto Alegre, ele nos apresenta a estreia mundial de “Xuite O – Suite modulare per Contrabbasso Amplificato e Orchestra”, de sua autoria. Na escrita da obra, Bocini misturou diversas influências que marcaram sua carreira, do rock progressivo à música de concerto. Os quatro movimentos da peça são envolvidos em atmosferas específicas – “NYC”, “Mozul” e “Gallipoli” evocam os ares das cidades que os nomeiam, e “Ballata” nos remete a uma história à moda antiga, com um único tema sendo apresentado na forma de variações.
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 4
Beethoven (1771-1827) escreveu nove sinfonias. A quarta delas, tocada pela primeira vez em 1807, em Viena, é frequentemente considerada como um interlúdio mais tradicional entre suas sinfonias mais ambiciosas. Foi escrita no verão de 1806, época em que o compositor vivia um momento feliz de sua trajetória, passando uma temporada no palácio do Conde Franz von Oppersdorff. Com um caráter relativamente mais leve, menos dramático em comparação com outras composições de Beethoven, a peça tem inspiração em alguns elementos da obra de Haydn, e foi chamada por Robert Schumann de “uma esbelta donzela grega entre dois gigantes nórdicos” – a terceira e a quinta sinfonias.