OSPA mobiliza público no fim de semana com ”Clássicos do Jazz” e recital de estreia do Aura Trio

A programação da OSPA, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), reuniu milhares de pessoas neste final de semana. A Casa da OSPA foi palco de duas apresentações, no sábado e no domingo. No primeiro dia, a orquestra promoveu um espetáculo imersivo, que atravessou a obra dos principais nomes do jazz norte-americano, bem como da cena musical porto-alegrense. A apresentação iniciou na parte de trás da Sala Sinfônica da Casa da OSPA, conduzida pelo maestro Evandro Matté ao trompete, seguido por músicos da orquestra e solistas do concerto, que se dirigiram ao palco.
O programa contemplou 15 músicas – incluindo ‘‘In the Mood’’, de Joe Garland, ‘‘Flower of Life”, de Ronaldo Pereira, ‘‘Right Across the Street’’, de Mari Kerber e Ale Ravanello e ‘‘Stand by Me’’, de Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller. O programa contou com a presença de Tia Carroll, que foi intensamente aplaudida na execução de grandes clássicos da música norte-americana.
Além da diva do soul e do blues, a OSPA teve como convidados Luciano Leães (piano), Bethy Krieger (piano) e Luizinho Santos (saxofone), Mari Kerber (piano), Ale Ravanello (canto e harmônica), Ronaldo Pereira (saxofone tenor) e João Maldonado (piano). Sob aplausos, o desfecho do espetáculo contou com dois bis, especialmente ‘‘Stand by Me’’, que teve a participação de todos os solistas.
Já o domingo marcou a primeira apresentação do Aura Trio, grupo formado por Liliana Michelsen (piano) e pelas musicistas da OSPA Brigitta Calloni (violino) e Martina Stroher (violoncelo). Na estreia, as instrumentistas preparam um recital gratuito e aberto ao público, navegando pelo repertório romântico, com “Trio em Sol Menor, Op. 3”, do francês Ernest Chausson, e pela música contemporânea, com “Café Music”, do americano Paul Schoenfield.
Assista AQUI ao concerto ‘‘Clássicos do Jazz”!
Crédito das fotos: Vitória Proença (Clássicos do Jazz) e Leonel Jacques (Série Música de Câmara)