OSPA inicia em 20 de março a Série Música de Câmara 2022, que prevê recitais gratuitos aos domingos

Quinteto de cordas fará o primeiro recital do ano na nova Sala de Recitais da Casa da OSPA. Foto: Vitória Proença
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o primeiro recital da Série Música de Câmara 2022 no dia 20 de março, domingo, às 18h. A entrada é gratuita. Até dezembro, estão previstas 17 apresentações que terão lugar na novíssima Sala de Recitais da Casa da OSPA.
A atração deste domingo será um quinteto de cordas com os músicos da OSPA Brigitta Calloni (violino), Ariel Polycarpo (violino), João Vicente Senna (viola), Leonardo Bock (viola) e Martina Ströher (violoncelo). No repertório, estão duas obras compostas especificamente para esta formação: “Quinteto nº 4 em Sol Menor, K. 516”, composto por Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) em 1787 e “Quinteto nº 2 em Si Bemol Maior, Op. 87”, escrito por Felix Mendelssohn (1809 – 1847) em 1845, apenas dois anos antes de morrer.
Série Música de Câmara 2022
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença da música de câmara na programação da OSPA. As apresentações são realizadas por pequenos grupos de músicos, privilegiando repertórios diversos compostos para essas formações e também música contemporânea. Ao longo de 2022, estão previstos 17 recitais. A entrada é franca e as apresentações ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

Sobre a Sala de Recitais
A Sala de Recitais da Casa da OSPA é um espaço multiuso voltado para apresentações musicais solo ou de pequenos grupos de câmara, além de outras atividades culturais, como as palestras do novo projeto da OSPA Notas de Concerto. Com 186 metros quadrados, sua capacidade atual é para 80 pessoas sentadas. E o grande diferencial da sala é a acústica: 21 painéis instalados no forro direcionam o som do palco para o fundo e para as paredes laterais. A plateia escuta a música diretamente do palco, mas também refletida pelas paredes, o que proporciona a melhor experiência sonora imersiva possível, sem a necessidade de amplificação do som.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)
Recital da Série Música de Câmara
Quando: domingo, 20 de março de 2022, às 18h
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS) ENTRADA FRANCA
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Informações para o público: ospa.org.br, (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Protocolos sanitários: a OSPA segue as orientações do Governo do Estado do RS relativas à pandemia da Covid-19, que incluem ocupação reduzida, disponibilização de álcool gel aos visitantes, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas. Visitantes devem usar máscara durante toda a apresentação.
PROGRAMA
Mozart, Wolfgang Amadeus: Quinteto nº 4 em Sol Menor, K. 516
I. Allegro
II. Menuetto: Allegretto
III. Adagio ma non troppo
IV. Adagio-Allegro
Mendelssohn, Felix: Quinteto nº 2 em Si Bemol Maior, Op. 87
I. Allegro vivace
II. Allegretto scherzando
III. Adagio e lento
IV. Allegro molto vivace
Apresentação:
Quinteto de Cordas – Brigitta Calloni (violino), Ariel Polycarpo (violino), João Vicente Senna (viola), Leonardo Bock (viola) e Martina Ströher (violoncelo).
Direção Artística: Evandro Matté