Ospa apresenta recital no Museu da Comunicação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta o terceiro recital da Série Música de Câmara 2018 no dia 27 de maio, domingo, às 17h. O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa será, pela primeira vez, palco de evento da série. A atração da tarde é o Quinteto Porto Alegre, formado pelos músicos da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba), acompanhados pelo trompetista Flávio Gabriel. No repertório, obras de diferentes origens e épocas. A entrada é franca.
Grupo de música de câmara criado em 2013, é composto por premiados músicos com trajetória consolidada na música de concerto não só na Ospa, mas também em grupos como a Filarmônica de Israel, a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Jovem das Américas, a Sinfónica de La Juventud Venezolana Simón Bolivar, entre outros. Seu repertório reúne obras originais da literatura para metais e transcrições, expandindo-se desde a Renascença até as mais recentes criações do século XXI. Neste recital, eles destacam composições de Johann Sebastian Bach, Samuel Scheidt, Victor Ewald, Robert Moses, Douglas Braga, Sonny Kompanek, Enrique Crespo, Bonfiglio de Oliveira, Marcílio Onofre e Manoel Alves.
A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música – o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.
A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. A atual edição é realizada em parceria com o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto e Grupo Renner. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
Foto: Leandro Rodrigues
Samuel Scheidt: Canzona Bergamasca
Victor Ewald: Brass Quintet Nº 1
Robert Moses: Prelude
Douglas Braga: Cantiga n° 5
Sonny Kompanek: Killer Tango
Enrique Crespo: Ragtime e Vals Peruano (da Suíte Americana)
Bonfiglio de Oliveira: O Bom Filho a Casa Torna
Marcílio Onofre: Elegia para Quinteto De Metais
Manoel Alves: Batista de Melo