OSPA apresenta recital gratuito na Fundação Iberê Camargo

No dia 21 de julho,domingo, às 16h, O Quarteto Bolling-Elias é a atração no auditório da instituição de artes
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta o quarto recital da Série Música de Câmara. No dia 21 de julho, domingo, às 16, a Fundação Iberê Camargo é, pela segunda vez, palco da iniciativa. A apresentação fica por conta do Quarteto Bolling-Elias, grupo composto por Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo), músicos da OSPA que compartilham o interesse pela música e o prazer da convivência com a arte. O programa é formado por obras de Jean-Baptiste Lully, Joseph Kosma e Claude Bolling . A entrada é franca.
Sobre o repertório
A apresentação inicia com a obra “Marche pour le céremonie des Turcs” (da ópera “O Burguês Fidalgo”), do compositor naturalizado francês Jean-Baptiste Lully (1632-1687). Músico prolixo, teve o estilo amplamente mimetizado na Europa. Na sequência, Joseph Kosma (1905-1969) é revisitado. Autor de mais de 80 músicas em colaboração com Jacques Prévert, contribuiu intesamente com peças para a cinematografia, sendo “Les Feuilles mortes” uma de suas canções imortalizadas.
Para encerar o recital, os músicos executam “Suíte para Flauta e Jazz Piano”, de Claude Bolling (1930-). A obra é considerada um marco na história da música devido à união rara do delicado balanço de estilos, que aliou a linguagem do jazz às técnicas de composição da música erudita (barroca, em especial).
Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara
A Fundação OSPA é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música – o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da OSPA tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.
A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações.
Recital da OSPA na Fundação Iberê Camargo – Série Música de Câmara
Quando: 21 de julho, domingo
Horário: 16h
Local: Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal, Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Jean-Baptiste Lully (1632-1687):
– “Marche pour le céremonie des Turcs”
(da ópera “O Burguês Fidalgo”)
Joseph Kosma (1905-1969):
– “Les Feuilles Mortes” (“Autumn Leaves”)
Claude Bolling (1930-):
Suíte para Flauta e Jazz Piano Trio
I.Baroque and Blue
II. Sentimentale
III. Javanaise
IV. Fugace
V. Irlandaise
VI. Versatile
VII. Veloce
Apresentação: Quarteto Bolling-Elias, formado pelos músicos Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo).