NOTA DE PESAR: LAURA DE SOUZA (1958-2022)

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, lamenta o falecimento da cantora lírica Laura de Souza. A soprano deixa seu nome gravado na história como uma das mais importantes cantoras líricas do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Laura de Souza graduou-se em Piano pelo Instituto de Artes da UFRGS e era Doutora em Música pela Unicamp. Obteve o Primeiro Lugar na Biennale di Canto di Cagliari, em 1988 e o Primeiro Grande Prêmio no Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, em 1991, bem como Prêmio de Melhor Cantora Brasileira, sendo a primeira e única brasileira a receber tais premiações. Participou como convidada de temporadas em teatros europeus e ao longo de 30 anos de carreira, atuou nas principais salas de concerto do Brasil.
Sua trajetória estava intimamente ligada à OSPA. Quando jovem, trabalhou como funcionária da orquestra. Após atingir reconhecimento internacional, voltava sempre a cantar junto da orquestra, como solista. Dedicou-se também à docência, formando gerações de músicos. Foi professora de canto da Escola da OSPA e, ultimamente, no projeto Ópera Estúdio da OSPA.
Laura de Souza faleceu neste sábado, 30 de julho. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas.