Coro Sinfônico da OSPA inicia estudo da Missa Solene para Santa Cecília, de Gounod

Enquanto a pandemia de Covid-19 impede os ensaios presenciais do Coro Sinfônico da OSPA, os trabalhos seguem em caráter on-line. Recentemente, o Coro iniciou os estudos da Missa Solene em honra a Santa Cecília composta por Charles Gounod (1818–1893). Cerca de 80 cantores participaram de dois encontros com a equipe artística composta pelo pianista do Coro, Eduardo Knob, a soprano e professora de técnica vocal Elisa Machado e o regente Manfredo Schmiedt.
Os coralistas conheceram detalhes sobre a vida e obra de Gounod, compositor francês que ficou famoso com a peça Ave Maria, composta em cima de uma harmonia de J. S. Bach. Também mergulharam em aspectos estruturais da Missa, escrita em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos.
O maestro Manfredo Schmiedt considera importante que os intérpretes conheçam a fundo a obra: “É importante desenvolver um estudo completo sobre a obra, falar das diferenças entre as versões existentes, explicar quem foi Santa Cecília, de onde vem a história toda de músicos trabalhando nas igrejas, como é a constituição de uma missa solene”.
Após essa primeira exposição teórica, os cantores começam a ensaiar on-line, e a equipe técnica analisa a pronúncia, a afinação e as dificuldades de trechos específicos.
A Missa exige orquestra, coro e três solistas para ser executada. Enquanto o Coro Sinfônico da OSPA estuda a composição, convidamos vocês a escutarem uma das gravações de referência, com o Coro da Radio France e a Nouvel Orchestre Philharmonique, e os solistas Barbara Hendricks, Laurence Dale e Jean-Philippe Lafont.
LINK:
Ficou interessado em participar do Coro Sinfônico da OSPA? As inscrições ainda não estão abertas, mas fique atento ao site e as redes sociais da OSPA para mais novidades.