Hakan Şensoy

Nascido em Istambul, Hakan Şensoy começou a estudar violino sob a supervisão de Ayhan Turan, em um programa especial de aprendizado acelerado do Conservatório de Istambul. Desde o seu primeiro recital, em 1984, atuou como solista e condutor em palcos de grande prestígio, como o Carnegie Hall e o Lincoln Center, em Nova Iorque, o Auditório do Louvre, em Paris, o Musikverein, de Viena, a Sala Verdi, em Milão, entre muitos outros. Concluiu seu mestrado em Teoria Musical no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Técnica de Istambul (ITU), em 1992. Após concluir o doutorado em 2002, também pelo ITU, continuou seus estudos no violino com o artista Ayla Erduran e o renomado violinista e pedagogo russo Victor Pikaisen.
Recebeu suas primeiras lições de regência de Demirhan Altuğ entre 1981 e 1987. Depois trabalhou com Emin Güven Yaşlıçam, estudou com Gianluigi Gelmetti na Accademia Musicale Chigiana di Sienna, em 2003, e participou dos cursos do maestro Rengim Gökmen em 2017, 2018 e 2019, em Esmirna, na Turquia.
Şensoy foi eleito o diretor musical da orquestra de câmara de Karşıyaka, de 2015 a 2020. E foi o único maestro turco a reger no palco do Teatro alla Scala, de Milão, em 240 anos. Desde 2018, é diretor artístico e maestro da Izmir State Symphony Orchestra e professor assistente no Conservatório da ITU. É também fundador e diretor artístico da Orquestra de Câmara de Istambul e da Filarmônica de Istambul.