Guilherme Goldberg

Pianista gaúcho, natural de Rio Grande, iniciou seus estudos com Marigênia Ferreira e Diva Oliveira, concluindo seu curso básico com Ináh Martensen. Graduou-se pela Universidade Federal de Pelotas, com posterior complementação curricular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou com Bruno Kiefer, Armando Albuquerque, entre outros.
Desenvolve intensa pesquisa sobre Alberto Nepomuceno, compositor ao qual se dedicou tanto em seu Mestrado em Música – Práticas Interpretativas (As Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno: uma edição para performance, 2000) quanto no Doutorado em Música – Musicologia (Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o Modernismo Musical no Brasil, 2008, menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2008), cursados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2015, desenvolveu pesquisa e pós-doutorado sobre o psicodrama lírico Artèmis, de Alberto Nepomuceno, junto ao CESEM, FCSH, na Universidade Nova de Lisboa.
Deste compositor, ainda, publicou várias obras inéditas, como a Sonata para piano e Valse-Impromptu; os Quartetos de Cordas nº 1 e 3; Un Soneto del Dante, para canto, violino e piano; as Valsas Humorísticas op.22, para piano e orquestra (única obra para piano e orquestra de Nepomuceno); o Le Miracle de la Semence, nas versões para barítono e orquestra e barítono e piano; o 1º ato da ópera O Garatuja; a versão com orquestra de As Uyaras, cujo manuscrito autógrafo estava extraviado; entre outras.
Como pianista, também se dedica à divulgação de compositores gaúchos, principalmente, destacando-se obras de Clodomiro Caspary, Flávio Oliveira, Frederico Richter, Hubertus Hofmann, Esther Scliar, Armando Albuquerque.
É professor no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, onde atua no curso de Ciências Musicais.