suspenso – Ópera “A Flauta Mágica”
ÓPERA
PROGRAMA
“ A Flauta Mágica| Mozart “
Direção Cênica: William Pereira
Solistas: Giovanni Tristacci (Tamino), Raquel Paulin (Pamina), Carla Domingues (Rainha), Carlos Rodrigues (Papageno), Elisa Lopes, (Papagena), Saulo Javan (Sarastro), Helena Losada, Elisa Machado, Clarisse Diefentheler (Damas), Flávio Leite (Monostatos), Daniel Germano (Orador), Francisco Amaral (Sacerdote).
CORO SINFÔNICO da OSPA
Evandro Matté, Regente

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
Giovanni Tristacci, Tenor

Giovanni Tristacci tem sólida carreira nacional e internacional. Trabalhou com grandes maestros como Patrick Fourniller (França), Silvio Viegas (Brasil), Luis Malheiro (Brasil), Alberto Zedda (Italia), Cristopher Warren-Green (Inglaterra) e Ira Levin (EUA). Já se apresentou em importantes salas como o Bozar (Bruxelas), Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Palácio das Artes (Belo Horizonte), Theatro da Paz (Bélem, PA) e Theatro Amazonas (Manaus, AM). É bacharel em Canto pela UFRJ, pós-graduado em canto lírico no Conservatório do Liceu de Barcelona (Espanha) e possui especialização no Centro de Perfeccionamiento Plácido Domingo em Valência (Espanha) e Chapelle Musicale Reine Elizabeth, Bruxelas (Bélgica).
Carla Domingues, Soprano

Bacharel em Canto pela UFPel/RS, Doutoranda em Música pela UDESC, Carla Domingues, natural de Canguçu/RS, atua como solista em recitais, concertos e óperas à frente de importantes orquestras do Brasil, Uruguai, Chile e Itália. Dentre suas principais atuações estão: Valencienne em “A Viúva Alegre” (F. Lehár) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, “Rainha da Noite” em montagens em Chapecó, Campo Grande e Porto Alegre e Concepción (Chile) e Amore, na ópera “Orfeu e Eurídice”, de Gluck, juntamente com a Companhia catalã La Fura dels Baus, no Teatro Solís, em Montevidéu, Uruguai.
Carlos Rodriguez

Com destacada participação nos mercados local, nacional e internacional, Carlos é cantor lírico graduado e pós-graduado em performance em ópera e música de câmara pelo Conservatório Superior de Música de Maastricht, tendo se formado também no Jeker Opera Studio, ambos na Holanda. Em 1999, foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Mozart em Salzburg, na Áustria, e, em 2003, ganhou o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, em Belém do Pará. Cantou em diversas óperas, tanto na Europa quanto nos principais teatros do Brasil. Seu repertório conta, ainda, com várias obras de concerto. Em 2001, com a OSPA, fez a primeira gravação mundial da ópera A Boiúna. Em 2002, participou da gravação de Canções de Emergência no CD “Tudo Muda – A Música de Flávio Oliveira”, acompanhado ao piano pelo compositor. Possui larga experiência na criação de projetos de formação de cantores, entre eles: a Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe (2005) e o Grupo Ópera de Bolso que, em Porto Alegre, realizou mais de cem espetáculos das óperas A Flauta Mágica, La Traviata e O Elixir do Amor. Em 2007, foi curador da área de canto lírico do StudioClio, onde levou mais de quarenta espetáculos entre recitais e óperas em formato de bolso (reduzidas). Desempenha importante e destacado papel no desenvolvimento de performers da ópera, seja em aulas de técnica vocal e preparação de repertório ou na realização de espetáculos operísticos que proporcionam aos jovens cantores espaço e oportunidade para se apresentarem e aprimorarem, contando hoje com vários alunos atuando no cenário profissional do país e exterior e com premiações em concursos nacionais e internacionais. Carlos Rodriguez também é diretor da Agenda Lírica, um mix de mídias que hoje é responsável por divulgar a música feita no RS – do gênero clássico ao popular – há mais de um milhão de pessoas, além de criador e diretor da Companhia Lírica VOX PRÓPOLIS. No ano passado, criou o I Concurso Online de Canto Agenda Lírica, que chamou a atenção de cantores do mundo todo, os quais se inscreveram e concorreram. Papageno foi seu papel de estreia em 1996 e desde então o barítono vem interpretando-o em montagens em Porto Alegre, Alemanha e Holanda, somando mais de cem performances vivendo este personagem.
Elisa Lopes, Soprano

Bacharel em canto pela Universidade Federal do RS, a soprano Elisa Lopes iniciou sua carreira artística em 2006, quando ingressou no Conservatório Pablo Komlós, orientada pelo tenor Decápolis de Andrade. Desde então, tem se apresentado como solista com diversas orquestras do estado. Destacam-se concertos com a Ospa, como a ópera “Cavalleria Rusticana” de Mascagni; apresentações com a Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, como a famosa “Missa da Coroação” de Mozart; e eventos com a Orquestra Unisinos Anchieta – destaque para a montagem de “A Flauta Mágica”, também de Mozart. Participou de diversos festivais e masterclasses com artistas renomados da cena lírica internacional – entre eles, Neyde Thomas, Juremir Vieira, Luisa Gianinni, Martha Herr e Eiko Senda.
Saulo Javan

Reconhecido pela crítica especializada como um dos principais artistas de ópera do Brasil, Saulo Javan é uma presença frequente em grandes casas de concerto e teatros de ópera do país. Integrou o elenco da Cia. Brasileira de Ópera no papel de Don Bartolo em “O Barbeiro de Sevilha” por todo o território nacional e cantou a estreia mundial da ópera “Dulcinéia em Trancoso” de Eli-Eri Moura. Gravou a “Sinfonia X – Ameríndia”, de Heitor Villa-Lobos, com a Osesp, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Em 2002, venceu o Concurso de Canto Nacional Villa-Lobos. Como ator estudou com a renomada atriz brasileira Myriam Muniz na Funarte e com o ator Roney Facchini.
Helena Losada, Soprano

Estudante de Canto da UFRGS, começou os estudos musicais através do piano, aos 7 anos, tendo gravado o primeiro disco infantil no ano seguinte. Iniciou-se no canto lírico em 2016, quando foi selecionada para integrar o Coro Sinfônico da OSPA, com o qual se apresentou como solista e corista. Integrou os cantores da ópera Don Giovanni, de Mozart, e interpretou a personagem Lauretta na ópera Il Maestro di Musica, de Pergolesi. Em 2019, aos 20 anos, obteve o segundo lugar no Concurso Internacional de Canto Maria Callas.
Elisa Machado, Soprano

É Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, no coro da Ospa. Concluiu os cursos básico de trompete e avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós. Teve também como orientadores Laura de Souza, Carlos Rodriguez e, mais recentemente, Juremir Vieira. Participou de oficinas e cursos como complemento e aperfeiçoamento. Atua na preparação de coros (Allegro , Unisinos e Ospa), paralelamente à carreira de cantora. Em 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e foi aprovada em concurso realizado pela Ospa (para trabalhar junto ao Coro Sinfônico). Em 2006 e 2016, foi professora substituta de canto na UFRGS.
Clarisse Diefenthäler, Mezzo-soprano

Mezzo-soprano bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou sua trajetória musical ainda na infância, tendo estudado piano dos nove aos 16 anos de idade. Desde 2013, tem se aperfeiçoado com diversos nomes da cena lírica, como Homero Velho, Carla Maffioletti, Eiko Senda, entre outros. Como solista, atuou junto à Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra e Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Em 2017, foi selecionada para a masterclass da Royal Opera House, com David Gowland e André Heller-Lopes, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2018, foi selecionada para participar do renomado programa Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo, sendo regida pelo maestro Júlio Medaglia. Atualmente, é orientada pelo barítono Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda).
Flávio Leite, Direção Cênica

Cantor lírico com 20 anos de carreira profissional no mundo da ópera. Até o momento soma mais 50 personagens operísticos efetivamente apresentados em repertório nas principais casas de espetáculo brasileiras. Pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu em Barcelona e Mestre em Música pela UFRJ, desenvolve repertório do barroco ao contemporâneo com especial apelo às obras do século XX e às estreias mundiais de novas óperas brasileiras. Como diretor, foi responsável por montagens de O Empresário de Mozart, Il Maestro di Música de Pergolesi e Il Maestro di Capella de Cimarosa. Professor da Classe de Canto Lírico do IX e X Festival Internacional SESC de Música em Pelotas, preparador vocal do Madrigal Nestor Wennholtz e do Coral da UFRGS. Atualmente é professor de canto substituto no curso de Música da Universidade Federal de Pelotas.
Daniel Germano, Baixo-barítono

Especializado em canto lírico na Itália, Daniel Germano estudou com Decápolis de Andrade, Gisa Volkmann e Luisa Gianinni. Em 2021, foi Juan na “Operita Violloncelo”, de Arthur Barbosa. Em 2019, fez Danilo em “A Viúva Alegre”, sob direção de Miguel Falabella no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2018, foi Samuel em “Un Ballo in Maschera” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Massimo em “O Quatrilho” e Alfio em “Cavalleria Rusticana”. Em 2017, foi Escamillo em “Carmen” noTheatro Municipal do Rio de Janeiro, e Leporello em “Don Giovanni” com a OSPA. Em 2012, interpretou Don Basílio na produção de “O Barbeiro de Sevilha” em Bologna. Germano também já cantou as principais obras de concerto, com destaque para a “IX Sinfonia” de Beethoven no TMRJ e o “Requiem” de Verdi com a OSPA.
Francisco Amaral

Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e preparador vocal do Coro Universitário da Ulbra, tem desenvolvido importante trabalho como solista em óperas, concertos, cantatas e oratórios. Em suas performances, constam as óperas ‘‘Pagliacci’’, de Leoncavallo, ‘‘L’elisir D’amore’’, de Donizetti, ‘‘A Flauta Mágica, de Mozart, e – em 2018 junto à OSPA – ‘‘A Viúva Alegre’’, de Lehár. Realizou, ainda, apresentações em cantatas, como ‘‘Ein fest Burg ist unser Gott’’, de Bach, e em oratórios como ‘‘Vesperae Solennes de Confessore’’, de Mozart.
Data: 2020-08-29 20:00:00
Local:
Theatro São Pedro
Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-300
Theatro São Pedro