Concerto
PROGRAMA
Dmitri Shostakovich: Overture Festive
Nikolai Rimsky-Korsakov: A Grande Páscoa Russa
Alexander Borodin: Danças Polovetsianas
Georges Bizet: Les voici, voici la quadrille (ópera Carmen)
Charles Gounod: Missa de Santa Cecília
Vincenzo Bellini: Casta Diva (ópera Norma)
Franz Lehár: Lippen Schweigen
Adolphe Adam: Oh! Santa Noite
Maestro: Evandro Matté (Brasil)
Solistas: Flávio Leite (canto, Brasil) e Elisa Machado (soprano, Brasil)
Participação Especial: Coro Sinfônico da Ospa
Evandro Matté, regente

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
Flávio Leite, Direção Cênica

Cantor lírico com 20 anos de carreira profissional no mundo da ópera. Até o momento soma mais 50 personagens operísticos efetivamente apresentados em repertório nas principais casas de espetáculo brasileiras. Pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu em Barcelona e Mestre em Música pela UFRJ, desenvolve repertório do barroco ao contemporâneo com especial apelo às obras do século XX e às estreias mundiais de novas óperas brasileiras. Como diretor, foi responsável por montagens de O Empresário de Mozart, Il Maestro di Música de Pergolesi e Il Maestro di Capella de Cimarosa. Professor da Classe de Canto Lírico do IX e X Festival Internacional SESC de Música em Pelotas, preparador vocal do Madrigal Nestor Wennholtz e do Coral da UFRGS. Atualmente é professor de canto substituto no curso de Música da Universidade Federal de Pelotas.
Elisa Machado, soprano

A soprano Elisa Machado é bacharel em Música pela UFRGS. Concluiu também os cursos Básico de trompete e Avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós da OSPA, além de participar de oficinas e cursos de aperfeiçoamento. Lecionou canto no curso de extensão da Unisinos, foi professora substituta na UFRGS, além de trabalhar na preparação vocal de coros. Tem se apresentado em recitais, óperas e concertos com as principais orquestras do RS. Em 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e prestou concurso para a OSPA, onde trabalha junto ao Coro Sinfônico desde então. Atualmente, é também uma das integrantes do Vocal TAKT.
Coro Sinfônico da Ospa

O Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) é um dos mais consolidados grupos corais do Rio Grande do Sul. Formado por aproximadamente 65 cantores voluntários, tem como regente titular, desde 1992, o maestro Manfredo Schmiedt. Além de participações marcantes na programação da Ospa, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo também realiza concertos à capela, em diferentes cidades do Estado, e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Beethoven, Mahler, Gounod, Brahms, Bach, Haendel, Haydn, Vivaldi, Verdi, Puccini, Bizet, Orff, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros. Na mais recente temporada da Ospa, os cantores se destacaram na interpretação da Sinfonia nº 1 de Scriabin e da Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn.
Data: 2019-12-14 17:00:00
Ingresso: ENTRADA FRANCA
Local:
Casa da Ospa
Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Administrativo Fernando Ferrari
Casa da Ospa