Assembleia Legislativa do RS recebe OSPA para concerto de clássicos gaúchos na quarta-feira (15/9)

Espetáculo integra a programação do “Ano Cultural do Parlamento gaúcho” e terá transmissão ao vivo pela TV e redes sociais da Assembleia. Crédito da foto: Leandro Rodrigues, Divulgação OSPA
Em apoio ao setor da cultura, que tantas adversidades enfrenta devido à pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa do do Rio Grande do Sul elegeu 2021 como o “Ano Cultural do Parlamento Gaúcho”. Diversas ações de incentivo à cultura têm tomado lugar, entre elas o Sarau do Solar, o 15º Prêmio de Poesia Lila Ripoll e o 16º Prêmio Teixeirinha. No dia 15 de setembro, às 20h, esta programação ganha a participação de luxo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que fará a apresentação “Clássicos Gaúchos”, no Teatro Dante Barone. Haverá distribuição de ingressos, obedecendo o limite de 40% da ocupação do teatro, a partir de terça-feira (veja detalhes no serviço abaixo). O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, Facebook e YouTube da Assembleia Legislativa do Estado.
O repertório, com regência do maestro Evandro Matté, tem forte presença da música gaúcha, marcando a passagem da Semana Farroupilha e os 50 anos do movimento nativista que serão celebrados em 2021. Também presta homenagem ao grande compositor argentino Astor Piazzolla, no ano de seu centenário, com as peças “Fuga y Misterio” e “Oblivion”.
Artista revelado no ciclo dos festivais nativistas, o cantor Victor Hugo subirá ao palco para interpretar três canções que marcaram a história do festival Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana: “Gaudêncio Sete Luas”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos; “Desgarrados”, de Sérgio Napp e Mario Barbará; e “Veterano”, de Antônio A. Ferreira e Ewerton Ferreira. O concerto é uma oportunidade única de apreciar uma orquestra executando esses e outros clássicos compostos por Guerra-Peixe, Guinha Ramires, Alfred Hülsberg, Leonardo, Teixeirinha e Geraldo Flach.
Sobre Evandro Matté (regente – Brasil)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
Sobre Victor Hugo (solista – Brasil)

Artista revelado no ciclo dos festivais nativistas, onde, inúmeras vezes, recebeu premiações de melhor intérprete. Destacam-se suas participações na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, no Musicanto Sul-Americano de Nativismo de Santa Rosa, Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense de Taquara, entre outros festivais. Sua discografia é composta pelos álbuns: “Victor Hugo – Cada vez mais”, disco de estreia e que lhe concedeu o Prêmio Sharp de Música em 1988 como revelação masculina na categoria MPB; “Victor Hugo – Tchê”; “Victor Hugo – Coisarada”; “Vivências”, este em parceria com Geraldo Flach e composto inteiramente por canções de autoria de Sergio Napp e de Mario Barbará; “Victor Hugo – Cibernauta”, inteiramente composto por canções de autoria de Jerônimo Jardim.
Assembleia do RS convida OSPA:
Concerto “Clássicos Gaúchos”
Quando: 15 de setembro de 2021, às 20h. Abertura das portas: 19h.
Onde: Teatro Dante Barone (Palácio Farroupilha, na Praça Mal. Deodoro, 101), Porto Alegre, RS.
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line* (INGRESSOS ESGOTADOS): terça-feira (14), a partir das 12h em uhuu.com. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria no Teatro Dante Barone* (INGRESSOS ESGOTADOS): terça-feira (14), das 12h às 17h, e quarta (15), das 12h até o horário do concerto, mediante disponibilidade de ingresso. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais da OSPA e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
O teatro possui acessibilidade para cadeirantes.
Transmissão ao vivo: TV Assembleia (canal 11.2), Facebook e YouTube da Assembleia Legislativa do Estado. Informações para o público: (51) 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
PROGRAMA
Regente: Evandro Matté
Solista: Victor Hugo (canto)
Guerra-Peixe, C. | Mourão Guinha Ramires | Barra do Ribeiro*
Alfred Hülsberg | Danças Gaúchas
Astor Piazzolla | Fuga y Misterio
Astor Piazzolla | Oblivion (Revisitado)*
Leonardo | Céu, Sol, Sul*
Teixeirinha | Querência Amada**
Geraldo Flach | Rancheirinha*
Luiz Coronel & Marco Aurélio Vasconcellos | Gaudêncio Sete Luas***
Sérgio Napp & Mario Barbará | Desgarrados***
Antônio A. Ferreira & Ewerton Ferreira | Veterano***
*Arranjo de Arthur Barbosa
**Arranjo de Alexandre Ostrovski
***Arranjo de Dhouglas Umabel
Direção Artística:
Evandro Matté
Apresentação:
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul e Alibem.
Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.