Após dois anos, Escola da OSPA retoma projeto de recitais na Biblioteca Pública do Estado nesta quinta-feira (21/10)

Apresentação com entrada franca terá peças para violino, viola, violoncelo e contrabaixo / Na imagem, o estudante Ciro Gomes em um recital no local, em 2019 (Foto: Mariana Moraes)
A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) voltará a levar música para um dos espaços mais bonitos da cidade, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS). Nesta quinta-feira (21/10), às 19h, a série Recitais na Biblioteca retorna após um hiato de dois anos por conta da pandemia de COVID-19. O evento terá entrada franca e lugares limitados.
Nesta apresentação, cinco estudantes de instrumentos de cordas vão interpretar obras de David Popper (1843-1913), J. S. Bach (1685-1750), K. Ditters von Dittersdorf (1739-1799), Karl Stamitz (1745-1801) e W. A. Mozart (1756-1791). As peças, que são tradicionais do repertório para cordas, serão executadas pelos alunos Gabriele Calíope Correa Beber (violoncelo), Rafael Honório Sobrinho (violoncelo), Ciro Gomes (contrabaixo), Giovane Leal Pereira (viola) e Gustavo Ferraz Reis (violino). O professor da escola André Carrara fará o acompanhamento das peças ao piano.
O último recital da Escola da OSPA ocorreu em 16 de setembro de 2019. A volta do projeto é motivo de alegria para o diretor da Escola de Música, Diego Grendene de Souza: “Estamos muito felizes com a volta dos Recitais na Biblioteca, esta parceria tão importante que a Escola da OSPA tem com a Biblioteca Pública do Estado! É mais um passo na retomada das nossas atividades”.
“A Biblioteca Pública do Estado é um espaço múltiplo, que contempla todas as artes e tem no salão Mourisco um espaço perfeito para a música, por conta de sua acústica e beleza. A retomada dessa parceria com a Escola de Música da OSPA, que iniciou em 2014 e foi interrompida pela pandemia, traz ânimo, revigora e nos enche de orgulho. Arte tão necessária nesses tempos complicados. O público agradece”, celebra a diretora da Biblioteca, Morgana Marcon.
Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o recital terá ocupação máxima de 28 lugares do Salão Mourisco. Haverá álcool gel para os visitantes e medição de temperatura na entrada. Não será necessário apresentar comprovante de vacinação, mas todos deverão usar máscara durante as apresentações.
Sobre a Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove formação musical gratuita para cerca de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Além da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, regida por Wilthon Matos, a Escola conta com outros grupos orquestrais, como a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.
Escola de Música da OSPA – Série Recitais na Biblioteca
Quando: 21 de outubro, quinta-feira, às 19h.
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190, Centro, Porto Alegre).
Entrada franca. Informações para o público: (51) 3224-5045.
Acompanhe a Fundação OSPA pelas redes sociais: