Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Projeto “Escola da Ospa na Comunidade” inaugura sua temporada 2019

Publicação:

No dia 9 de maio, quinta-feira, às 15h, acontece o primeiro evento do ano da iniciativa de inserção social da Ospa. O Hospital Criança Conceição será agraciado com uma série de apresentações dos alunos de violoncelo da instituição.

Para seguir levando a música até espaços em que ela normalmente não está presente, o Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa lança a quinta temporada do projeto de inserção social Escola da Ospa na Comunidade. No dia 9 de maio, quinta-feira, a partir das 15h, alunos de violoncelo realizam apresentação especial de lançamento da nova edição da iniciativa, no Hospital Criança Conceição. Na ocasião, recitais ocorrerão em sequência em vários espaços do complexo hospitalar, de forma a brindar com arte os mais diversos pacientes, seus familiares e os funcionários do local. A atividade é promovida em parceria com o Hospital.

Lançada em 2015, a iniciativa já promoveu mais de 60 recitais de grupos de alunos não só em hospitais, mas também em locais como escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas da Capital gaúcha e região metropolitana. A proposta permite que estudantes compartilhem o trabalho desenvolvido na Escola com públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto, e também que eles pratiquem a performance. Nos últimos quatro anos, a série visitou espaços como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e Hospital o Psiquiátrico São Pedro.

Para o segundo semestre, as instituições interessadas em receber recitais pelo projeto devem entrar em contato com a Escola de Música da Ospa pelo telefone 51 3228-6737 ou pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.

A Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola da Ospa cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral, e mantém projetos como o “Escola da Ospa na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.

Projeto Escola da Ospa na Comunidade Lançamento da Temporada 2019 da iniciativa Quando: 9 de maio de 2019, quinta-feira, às 15h Onde: Hospital Criança Conceição Apresentação: Grupo de violoncelo

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre