Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa retorna ao MARGS com recital de seu Octeto de Cordas

Publicação:

Músicos da orquestra apresentam obras de Mendelssohn e Shostakovich no domingo (24), a partir das 17h, na Pinacoteca do Museu. A entrada é gratuita.

No dia 24 de junho, domingo, às 17h, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) volta a receber evento da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Será o primeiro recital da Temporada 2018 da Ospa no MARGS. O Octeto de Cordas da orquestra apresenta um programa especial para a formação com peças de Mendelssohn e Shostakovich. O grupo é formado por Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Ariel Polycarpo (violino), Gabriela Vilanova (viola), Gabriel Polycarpo (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo) e Rodrigo Alquati (violoncelo) – eles são músicos da sinfônica de diferentes gerações, e mantêm intensa atuação em outras orquestras e formações instrumentais pelo Rio Grande do Sul. A entrada é franca.

Sobre o programa

O recital começa com “Octeto para Cordas em Mi bemol maior, Op. 20” de Felix Mendelssohn (1809 - 1847). Escrita ainda na adolescência do compositor alemão, é uma de suas mais importantes peças de música de câmara. Foi inspirada em Fausto de Johann Wolfgang von Goethe, poema trágico que figura entre as obras-primas da literatura germânica. Na sequência, os músicos apresentam “Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11”, do russo Dmitri Shostakovich (1906 - 1975), obra que aponta para as tendências modernistas que o compositor começava a assumir. Dica – Quem for ao recital poderá visitar, também, as exposições em cartaz no museu: “Imáginários Tangíveis” (na Galeria Aldo Locatelli), e “Xilos de Arlete Santarosa” (na Galeria Oscar Boeira).

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara

A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, que realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Ela mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música – o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano. A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto e Grupo Renner. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Recital da Ospa | Série Música de Câmara

Quando: 24 de junho, domingo Horário: 17h Local: MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/nº)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Felix Mendelssohn: Octeto para Cordas em Mi bemol maior, Op. 20 Dmitri Shostakovich: Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11

Apresentação: Octeto de Cordas da Ospa, formado por Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Ariel Polycarpo (violino), Gabriela Vilanova (viola), Gabriel Polycarpo (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo) e Rodrigo Alquati (violoncelo).

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre