Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA realiza recital aberto ao público no Clube dos Jangadeiros

Publicação:

Trio Metal é a atração da tarde pela Série Música de Câmara. A apresentação, gratuita, ocorre no dia 04 de agosto, domingo, às 16h, e reúne obras de Osvaldo Lacerda, Gilson Santos e Francis Poulenc.

  A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) tem um destino conhecido pela Série Música de Câmara 2019. No dia 04 de agosto, domingo, às 16h, três instrumentistas de metal se apresentam no Clube dos Jangadeiros, que já recebeu um recital do projeto Escola da OSPA na Comunidade em junho deste ano. A quinta edição do evento é conduzida pelo Metal Trio, grupo composto por Elieser Fernandes (trompete), Nadabe Tomás (trompa) e José Milton Vieira (trombone), músicos da OSPA que compartilham o interesse pela música e o prazer da convivência com a arte. A apresentação é aberta ao público e tem entrada franca. Sobre o repertório “Invenção” para trombeta e trombone, de Osvaldo Lacerda (1927-2011) demonstra uma aliança entre a música europeia, por meio da estrutura formal da invenção, e a africana através do uso de elementos do candomblé. Gilson Santos (1977-) tem três obras executas em sequência: “Tocaia”, peça dedicada ao São Paulo Brass Trio, surge em 2019 para ser estreada no festival São Paulo Brass Week, evento realizado na USP. A obra explora sensações de suspense e clima misterioso. “Turmalina”, composta em 2016, foi elaborada em homenagem ao grande trompetista brasileiro Flávio Gabriel, amigo do compositor nos tempos da universidade.“Ykamiabas”, também composta em 2019, inicialmente para duo de trompas que posteriormente virou um trio de metais e que também foi estreada no São Paulo Brass Week – 2019. O nome da peça remete a uma tribo de índias guerreiras do norte do Brasil, que viviam sem a presença de homens. Com um caráter de “danza”, a peça tem uma atmosfera mais leve que as demais, acessível para execução em recitais de trio. ‘‘Sonata para trompa, trompete e trombone’’, de Francis Poulenc (1899-1963), remete ao movimento de vanguarda. Marcada pela simplicidade, inspirada em Erik Satie, é uma das três sonatas para sopros compostas pelo compositor nos anos 1920.

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara

A Fundação OSPA é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da OSPA tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.

A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da apresentação de compositores que escrevem especificamente para essas formações.

Recital da OSPA no Clube dos Jangadeiros - Série Música de Câmara

Quando: 04 de agosto, domingo

Horário: 16h

Local: Clube dos Jangadeiros (R. Ernesto Paiva, 139 – Tristeza)

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA

 Osvaldo Lacerda: Invenção

Gilson Santos: Tocaia

Gilson Santos: Turmalina

Gilson Santos: Ykamiambas

Francis Poulenc: Sonata para Trompete, trompa e trombone I. Allegro II. Andante III. Roudeau

Apresentação: Metal Trio - Elieser Fernandes (trompete), Nadabe Tomás (trompa) e José Milton Vieira (trombone)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre