Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa realiza a abertura da sua Série Interior 2019 em Caxias do Sul

Publicação:

Crédito: Marília Lima

A orquestra faz a primeira apresentação do ano no interior do estado na Igreja dos Capuchinhos, interpretando trechos de óperas e peças emblemáticas da música de concerto. A regência é do maestro Tiago Flores, e os solos, da soprano Clarisse Diefenthäler. É no dia 31 de março, domingo, às 19h. Entrada franca

 A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dá inicio à Série Interior de sua Temporada Artística 2019 com uma visita especial a Caxias do Sul. O concerto é o primeiro dos dez eventos realizados conjuntamente com o SESC durante o ano em municípios do Rio Grande do Sul. A apresentação é conduzida pelo maestro Tiago Flores, regente principal da Orquestra de Câmara da Ulbra e ex-diretor artístico da Ospa. No repertório, destacam-se obras de diversos períodos da música de concerto e grandes compositores, como Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), a Georges Bizet (1838-1875). Nesta noite, a mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler é a solista convidada. O evento ocorre no dia 31 de março, domingo, às 19h, na Igreja dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161 - Caxias do Sul). A entrada é gratuita. O SESC é o realizador oficial da Série Interior 2019. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Fundação Cultural Pablo Komlós são as patrocinadoras dos concertos.

Sobre o programa

O repertório contempla uma grande variedade de compositores da música de concerto. A apresentação inicia com a abertura da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacomo Rossini (1792-1868), popularmente reconhecida pela letra de “Fígaro”. Em seguida, a “Suite Nutcracker”, de Piotr Ilitch Tchaikowsky(1840-1893) é interpretada pela Ospa. A canção ganhou repercussão a partir de 1960 por inúmeras companhias de balé. A noite ganha sequência com a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, obra inspirada em uma novela homônima do século 17. “Uma noite no monte calvo”, de Modest Mussorgsky (1839-1881), e “Dança Ritual do Fogo”, de Manuel de Falla (1876-1946). Para fechar o concerto, a orquestra prepara uma peça surpresa em homenagem a uma das maiores bandas do século 20.

Mais sobre Tiago Flores

Tiago Flores é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação de Arlindo Teixeira. Especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, com Victor Fedotov. Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país.  Anteriormente, já ocupou o cargo de maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) nos anos de 1999 a 2001 e 2011 a 2014.

Mais sobre Clarisse Diefenthäler

 A mezzo-soprano Clarisse Diefenthäler é bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória musical ainda na infância, tendo estudado piano dos 9 aos 16 anos de idade. Desde 2013, tem se aperfeiçoado com diversos nomes da cena lírica, como Homero Velho, Carla Maffioletti, Eiko Senda, entre outros. Como solista, atuou junto à Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra e Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é orientada pelo barítono Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda).

 A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Série Interior são realizados pelo SESC e patrocinados pela Corsan e pela Fundação Cultural Pablo Komlós. Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC Celulose Riograndense, Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

 

Concerto da Ospa em Caxias do Sul  – Série Interior 2019

Quando: 31 de março de 2019, domingo, às 19h

Local: Igreja dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161 - Caxias do Sul)

  ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Giacomo Rossini: Abertura da Ópera "O Barbeiro de Sevilha" Giacomo Rossini: Ária “Una voce poco Fa” da Ópera "O Barbeiro de Sevilha"  Piotr Ilitch Tchaikovsky: Suite Nutcracker Georges Bizet: Abertura da Ópera "Carmen"  Georges Bizet: Ária "Habanera" da Ópera "Carmen" Modest Mussorgsky: Uma noite no monte calvo Manuel De Falla: Danza Ritual do fogo

Regente: Tiago Flores (Brasil) Solista: Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano, Brasil)

 

Texto: Maurício Paz Edição Marília Lima

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre