Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Live destaca repertório de Mozart e Dvo?ák

Publicação:

Crédito: Divulgação/OSPA

Neste sábado (19), projeto online da orquestra chega à 21ª edição com repertório Clássico e Romântico para quarteto

A história de dois dos principais expoentes da música de concerto é destaque na 21ª edição do OSPA Live. No próximo sábado (19), às 17h, instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) atravessam o perído Clássico e Romântico, respectivamente, com Quarteto em Dó Maior, K 285, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e Quarteto de Cordas em Fá Maior, Op. 96, de Antonín Leopold Dvo?ák (1841-1904). A apresentação fica a cargo do quarteto formado por Henrique Amado (flauta), Bruno Esperon (violino), Leonardo Bock (viola) e Philip Gastal Mayer (violoncelo). O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA, e tem direção artística de Evandro Matté. 

Sobre o Repertório

Quarteto em Dó Maior, K 285, de Mozart, é o primeiro de três quartetos elaborados para o flautista amador Ferdinand de Jean; a composição, de estilo Clássico, transita de uma melodia alegre para um assombro romântico, chegando a um desfecho astuto, com conjuntos de eco. Já Quarteto de Cordas em Fá Maior, Op. 96, conhecido também como Quarteto Americano, é a principal música de câmara de Dvo?ák, cuja composição reúne elementos multiculturais, inspirado na cultura dos índios, dos negros e na própria nacionalidade tcheca do compositor.

 Sobre o OSPA Live 

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE
Quando: 19 de setembro de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA
Acesso em bit.ly/ospalive21

Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Quarteto em Dó Maior, K 285
I. Allegro
II. Andantino
III. Adagio
IV. Allegro

Antonín Leopold Dvo?ák (1841-1904)
Quarteto de Cordas em Fá Maior, Op. 96 
I. Allegro ma non troppo
II. Lento
III. Molto Vivace
IV. Vivace ma non troppo

Apresentação:

Henrique Amado (flauta)
Bruno Esperon (violino)
Leonardo Bock (viola)
Philip Gastal Mayer (violoncelo)

Evandro Matté (direção artística)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre