Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Live destaca obras de Boccherini, Brahms e Osvaldo Lacerda

Publicação:

crédito: Carolina Chaves

19ª edição do projeto online da orquestra revisita repertório diversificado e integra o Mês de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) abre o mês de setembro com uma programação especial, que alia partituras de diferentes tempos históricos a uma mensagem em favor da vida. Neste sábado (05), às 17h, a 19ª edição do OSPA Live, o Concerto pela vida, integra a programação do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde. O repertório conta com compositores da Era Clássica, do Romantismo e do Nacionalismo Brasileiro, sob apresentação de dois grupos. O Duo Bassphilus, composto pelos músicos da sinfônica Rodrigo Alquati (violoncelo) e Walter Schinke (contrabaixo), sobe ao palco com Sonata em Sol Maior para violoncelo e contrabaixo, de Luigi Boccherini (1743-1805), e Choro Seresteiro para violoncelo e contrabaixo, de Osvaldo Lacerda (1927-2011).

Na sequência, Rodrigo Alquati (violoncelo)  junta-se a Augusto Maurer (clarinete) e a André Carrara (piano) para o desfecho do programa. O trio interpreta Trio para clarinete, violoncelo e piano, Op.114, de Johannes Brahms (1833-1897). O recital é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté. 

 Sobre o OSPA Live 

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Porto Alegre Airport. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE
Quando: 05 de setembro de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA
Acesso em bit.ly/ospalive19

Programa:

Luigi Boccherini (1743-1805)
Sonata em Sol Maior para violoncelo e contrabaixo 
I. Largo
II. Minuetto
III. Allegro Alla Militare

Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Choro Seresteiro para violoncelo e contrabaixo 

Johannes Brahms (1833-1897)
Trio para clarinete, violoncelo e piano,  Op.114
I. Allegro
II. Adagio
III. Andantino Grazioso
IV. Allegro 

Apresentação:

Duo Bassphilus
Rodrigo Alquati
(violoncelo)
Walter Schinke (contrabaixo)

Trio 
Augusto Maurer (clarinete)
Rodrigo Alquati (violoncelo)
André Carrara (piano)

Evandro Matté (direção artística) 

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre