Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Live destaca obras da juventude de Debussy e de Rachmaninoff

Publicação:

crédito: Carol Chaves

Neste sábado (22), 17ª edição do projeto tem repertório para trio, com cordas e piano

O florescimento cultural do compositor inicia na juventude, quando a escrita das primeiras partituras indicam o estilo, a secularidade e as ideias do músico. A 17ª edição do OSPA Live, que ocorre neste sábado (22), às 17h, busca projetar o início da carreira de dois dos maiores nomes da música de concerto. Para isso, músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e um convidado interpretam Piano Trio in G major, L5, de Claude Debussy (1862-1918), e Trio Élégiaque Nº 1 em sol menor, de Sergei Rachmaninoff (1873-1943), ambas escritas quando os compositores tinham 18 anos. A apresentação fica a cargo de Érico Bezerra (piano), Leonardo Bock (violino) e Tácio César Vieira (violoncelo). O projeto é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté. 

Sobre o Repertório

A peça do compositor francês foi elaborada em 1880, em uma viagem para a Itália com Nadezhda von Meck, a patrona de Tchaikovsky. O material, que se perdeu, foi encontrado mais de 100 anos depois e revela um frescor melódico, bem como inflexões e frases típicas de Debussy. Por sua vez, a composição do russo, que contém um único movimento, foi composta cerca de duas semanas antes de sua estreia, em 1892, em Moscou. Na ocasião, além da obra autoral, Rachmaninoff interpretou Liszt, Chopin e Tchaikovsky, que teve grande influência em seu trabalho. 

 Sobre o OSPA Live 
Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA
A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Porto Alegre Airport. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE
Quando: 22 de agosto de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA
Acesso em bit.ly/ospalive17

Programa

Claude Debussy (1862-1918)
Piano Trio in G major, L5
I. Andantino con moto allegro
II. Scherzo: Moderato con allegro
III. Andante espressivo
IV. Finale: appassionato

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)
Trio Élégiaque Nº 1 em sol menor

Apresentação

Leonardo Bock (violino)
Tácio César Vieira (violoncelo)
Érico Bezerra (piano)

Evandro Matté (direção artística)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre