Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA Live chega à 30ª edição com repertório barroco para duo, trio e quarteto

Publicação:

crédito: Carol Chaves

Espetáculo tem obras de compositores barrocos e clássico para formação de câmara

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) chega à 30ª edição do OSPA Live com aprendizados, adequações e conquistas, de forma online, em meio a um cenário pandêmico. Para celebrar a ininterrupção no ano em que completa 70 anos, neste sábado (21), às 17h, músicos da Orquestra e uma convidada atravessam a história da música e apresentam um programa com peças de câmara do período Barroco e Clássico. A apresentação inicia com o duo formado por Érico Marques (oboé) e Nayane Nogueira (piano), que executa Lascia Ch'io Pianga, do alemão Georg Friedrich Händel (1685-1759), e Concerto para Oboé, de Arcangelo Corelli (1653-1713).

O grupo composto por Brigitta Calonni (violino), Érico Marques (oboé), Ange Paola Bazzani (fagote) e Tácio César Vieira (violoncelo) interpreta Trio Sonata nº 3, de Jan Dismas Zelenka (1679-1745). Para o desfecho, Gabriel Polycarpo (viola) junta-se à violinista, ao oboísta e ao violoncelista com Quarteto Op. 7, nº 6, do compositor clássico Johann Baptist Vanhal (1739-1813). O espetáculo é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté. 

 Sobre o OSPA Live 
Projeto online da Orquestra, O OSPA Live busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e/ou convidados realizam apresentações, em grupos reduzidos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra e pela plataforma #CulturaEmCasa, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA
A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE
Quando: 21 de novembro de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA, e pela plataforma #CulturaEmCasa
Acesso em bit.ly/ospalive30

Programa:

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Lascia Ch'io Pianga 

Arcangelo Corelli (1653-1713)
Concerto para Oboé
I. Prelúdio
II. Allemanda
IV. Gavotta
V. Giga

Érico Marques (oboé) e Nayane Nogueira (piano)

&

Jan Dismas Zelenka (1679-1745)
Trio Sonata nº 3 
I. Adagio
II. Allegro
III. Largo
IV. Tempo Giusto (Allegro)

Brigitta Calonni (violino), Érico Marques (oboé), Ange Paola Bazzani (fagote) e Tácio César Vieira (violoncelo)

&

Johann Baptist Vanhal (1739-1813)
Quarteto Op. 7, nº 6 
I. Allegro
II. Adagio
III. Minueto
IV. Presto

Brigitta Calonni (violino), Érico Marques (oboé), Gabriel Polycarpo (viola) e Tácio César Vieira  (violoncelo)

Evandro Matté (direção artística) 

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre