Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa leva grande concerto a Montenegro

Publicação:

Crédito: Marília Lima

A orquestra realiza uma apresentação especial na cidade pela sua Série Interior de concertos. A regência é do maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos, da soprano Cynthia Barcelos

A cidade de Montenegro recebe um grande concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, às 20h30. A apresentação, conduzida pelo maestro Evandro Matté, marca a abertura do evento “Natal é Arte”, promovida pela Fundarte. No programa, trechos de óperas e de musicais, composições latino-americanos e peças natalinas. A convidada especial é a soprano Cynthia Barcelos, que realiza os solos da noite. O evento, que acontece na Estação da Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215 – Ferroviário) tem patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e integra a Série Interior da orquestra. A realização é da Fundarte, do Sesc Montenegro e da Prefeitura Municipal de Montenegro – ACOM. A entrada é franca.

 Sobre o programa

 A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera e dança. A “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák (1841-1904) é a seguinte do programa. Na sequência, são interpretados trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Pietro Mascagni (1863-1945). Na sequência, a sinfônica apresenta "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899). Duas composições de Mozart (1756-1791) também serão revisitadas: a consagrada abertura da ópera “Bodas de Fígaro” e a obra “Laudate Dominum”. Como não poderia deixar de ser nesta época do ano, a apresentação se encerra com as canções natalinas “Christmas Festival”, de Laroy Andreson, e “Ó Noite Santa” de Adolph Adam, com a soprano Cynthia Barcelos de volta ao palco. A expressividade portenha ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992).

 Evandro Matté

É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Cynthia Barcelos

Natural de Porto Alegre, a soprano Cynthia Barcelos é Bacharel em Música com habilitação em canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aos 15 anos de idade ingressou no Coro Sinfônico da OSPA. Iniciou seus estudos no Conservatório Pablo Komlós com o professor Decápolis de Andrade.Desde 2008, compõe o Duo Cantilena com o violonista clássico Thiago Kreutz. É professora de canto da Fundação Municipal de Arte de Montenegro e preparadora do Coro Cantarte da FUNDARTE. Em 2014, foi agraciada com o prêmio de Júri Popular e Menção Honrosa no 14º Concurso de Canto Aldo Baldin.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto da Ospa em Cachoeirinha | Série Interior

Quando: 07 de dezembro, sexta-feira

Horário: 20h30

Onde: Estação da Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215 – Ferroviário)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Leonard Bernstein: West Side Story

Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”

Antonín Dvorák: Dança Eslava nº8, Op. 46

Pietro Mascagni: Intermezzo Sinfônico da ópera “Cavalleria Rusticana”

Johann Strauss II: Vozes da Primavera

Wolfgang Amadeus Mozart: Abertura da ópera “Bodas da Fígaro”

Wolfgang Amadeus Mozart: Laudate Dominum

Leroy Anderson: Christmas Festival

Adolph Adam: Ó Noite Santa (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)

 Regente: Evandro Matté

Solista: Cynthia Barcelos (soprano)

     
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre