Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa lança campanha de financiamento coletivo para a construção da sua Casa da Música e finalização das obras da Escola

Publicação:

Com o título “Faça parte desta história”, a iniciativa permite que a sociedade contribua com diversos valores para a realização do sonho da sede própria da orquestra.

Neste final de ano, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se aproxima da concretização de um sonho antigo, que existe desde a sua fundação, em 1950: a construção de uma casa própria. Prevista para ser inaugurada na abertura da Temporada 2018, a Casa da Música da Ospa, que está sendo construída na atual Sala de Ensaios da orquestra (Centro Administrativo Fernando Ferrari - CAFF), abrigará um complexo musical-educativo com uma sala de concertos para aproximadamente 1.100 pessoas. Ao mesmo tempo, com o Palácio do Vice-governador (Palacinho) cedido para a Fundação Ospa, a Escola de Música da orquestra terá um espaço que permitirá sua expansão, dobrando o número de alunos atendidos. “Essas conquistas estão sendo conseguidas com o apoio e o carinho de todos os gaúchos”, afirma Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa.

Para tirar do papel todos esses êxitos, a Ospa criou um canal digital através do qual a sociedade pode contribuir diretamente. A campanha de financiamento coletivo Faça parte desta História, criada como uma plataforma online de doações, permite que a comunidade participe dessa construção e ainda receba recompensas pela parceria. Existem diversas opções de retribuições, que vão desde o nome do doador registrado no Painel de Doadores, que será colocado na entrada da Casa de Música da Ospa, até uma placa em uma das poltronas da Sala de Concertos e passaportes para a Temporada 2018. “A ideia é aproximar ainda mais a Ospa da sociedade, permitindo que cada apreciador da orquestra possa ver a sua marca gravada nesses progressos que estamos conseguindo”, afirma Rogério Beidacki, superintendente administrativo-financeiro da Orquestra. As doações podem ser feitas em ospa.org.br.

Repactuação do convênio da Ospa com o Ministério da Cultura - No final de outubro, foi anunciada a repactuação do convênio da Fundação Ospa com o Ministério da Cultura para a construção da Casa da Música da Ospa, que substitui o projeto anterior da Sala Sinfônica no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. A readequação define a construção da Sala de Concertos no CAFF e, também, que no terreno na Avenida Loureiro da Silva que já estava destinado à orquestra seja construído um Teatro Aberto, o Museu da Ospa e um espaço para o projeto social da Escola de Música da sinfônica. O valor inicial pactuado para a construção da Sala Sinfônica da Ospa era de aproximadamente R$ 23 milhões de reais. Agora, o valor acordado passa a ser de R$ 10 milhões de reais.

Devido ao tempo que os trâmites burocráticos demandam, o valor do MinC não poderá ser utilizado imediatamente. A campanha permitirá que se arrecade o valor necessário para a efetivação da primeira etapa da construção da Casa da Música e toda a reforma do Palacinho. Depois, com o valor do MinC, será possível concluir o projeto*.

* Além de uma sala de concertos, a Casa da Música da Ospa no CAFF contará com um memorial, um café, uma sala para o coro sinfônico da Ospa, camarins, depósitos e salas de estudo. A estrutura terá um custo de manutenção menor em relação a projetos anteriores, já que toda a infraestrutura do Centro Administrativo será aproveitada (estacionamento, segurança, etc.). No espaço na Avenida Loureiro da Silva, serão utilizadas as fundações já existentes, ali colocadas para a Sala Sinfônica da Ospa. A concha acústica poderá ser utilizada não só pela Ospa, seu coro e orquestra jovem, mas também por outros tipos de apresentações, shows e grupos.

A campanha Faça parte desta História conta com o apoio da Mais Shows, do Banrisul, da Thyssenkrupp, da Corsan e da RBSTV.

Sobre a Fundação Ospa

Desde 1950, a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída, atualmente, pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre