Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa Jovem realiza grande concerto gratuito na Casa da Música

Publicação:

Sob regência de Arthur Barbosa, a sinfônica se apresenta no domingo (8), às 17h, na programação do 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul. Os solos de violoncelo serão de Rafael Honório Sobrinho, aluno da Escola da Ospa. (Foto: Raquel Padão Laks)

No dia 8 de julho, domingo, às 17h, a Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música da Ospa realiza um concerto especial repleto de obras de diferentes épocas e estilos, incluindo trechos de óperas e trilhas de filmes.  A apresentação, que acontece na Casa da Música da Ospa, é a primeira da agenda de 2018 da sinfônica jovem. O maestro Arthur Barbosa comanda o grupo orquestral, formado principalmente por alunos do conservatório, e Rafael Honório Sobrinho, aluno da Escola e vencedor do 1º Concurso Jovem Violoncelista Solista do RS, faz os solos. Com entrada franca, o evento integra a programação do 20º Encontro de Violoncelos do RS. A Casa da Música da Ospa fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro). O programa da tarde inicia com “Marcha Turca”, do conjunto de peças de música incidental “As Ruínas de Atenas” escrito por Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) em 1811. Depois, será tocado o 1º movimento do “Concerto para Violoncelo, Cravo e Cordas”, de Georg Matthias Moon (1717 - 1750), com solos de Rafael Honório. A Abertura de “O Barbeiro de Sevilha”, uma das óperas mais amadas pelo grande público, composta por Giacomo Rossini (1792 - 1868), dá sequência à programação. A sinfônica também toca “Sheherazade”, suíte de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 - 1908) e “Dança Eslava Nº 7”, peça orquestral de Antonín Dvorák (1841 - 1904) inspirada no folclore. Obras de compositores brasileiros estão contempladas no concerto. São elas “O trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e excertos de movimentos da “Suite Chimango Nº 1”, de Arthur Barbosa. Ao final do evento, os jovens músicos executam a Abertura de “Orfeu no Inferno”, primeira opereta de Jacques Offenbach (1819-1880) e a suíte do filme “O Senhor dos Anéis”, de Howard Shore (1946 - ). “Into The Storm”, trilha do longa de mesmo nome, composta por Robert W. Smith (1958 -), encerra a noite em grande estilo.

Sobre Arthur Barbosa (regente)

Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.

Sobre a Ospa Jovem

O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola da Ospa, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto. A Ospa Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no estado. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Mais informações pelo telefone 51 32286737.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto da Ospa Jovem 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul Quando: Dia 8 de julho, domingo Horário: 17h Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Administrativo Fernando Ferrari)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Ludwig van Beethoven: Marcha Turca (de “As Ruinas de Atenas”) Georg Matthias Moon: Concerto para Violoncelo, Cravo e Cordas (1º movimento) | Solos: Rafael Honório Sobrinho Giacomo Rossini: Abertura de “O Barbeiro de Sevilha” Nikolai Rimsky-Korsakov: Sheherazade (Arranjo de Richard Weaver) Antonín Dvorák: Dança Eslava Nº 7 Heitor Villa-Lobos: O trenzinho do Caipira Arthur Barbosa:  Suite Chimango Nº 1 (excertos dos movimentos 1, 2 e 4) Jacques Offenbach: Abertura de “Orfeu no Inferno” Howard Shore: Suite Senhor dos Aneis Robert W. Smith: Into The Storm

Regente: Arthur Barbosa

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre