Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa inaugura sua Temporada Artística 2019 em grande concerto

Publicação:

Um grande concerto marcou a abertura da Temporada Artística 2019 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). No final da tarde do último sábado, dia 16 de março, mais de mil de pessoas foram à Casa da Ospa para prestigiar a apresentação regida pelo maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica. O solista convidado foi o violinista chinês Yang Liu, considerado um dos mais destacados instrumentistas de sua geração.

O programa teve início com a “Abertura Brasileira” de Edino Krieger. Com sonoridades vibrantes e elementos da música nordestina, a obra foi composta em homenagem a Luiz Gonzaga. Na sequência, Yang Liu subiu ao palco para realizar os solos do emblemático “Concerto em Ré Maior para Violino, Op. 35” de Tchaikovsky. Sua participação foi recebida com efusivos aplausos por parte do público. Na segunda parte da apresentação, a orquestra executou a famosa suíte de “O Pássaro de Fogo” de Stravinksy.

Após o concerto, o maestro Evandro Matté agradeceu a presença do público, das autoridades, dos patrocinadores e apoiadores da Temporada Artística e, em especial, da Secretária de Estado da Cultura Beatriz Araujo. O regente apresentou, também, a programação do ano e falou sobre os destaques da agenda. Também prestigiaram o evento o Presidente da Ospa Luís Roberto Ponte, a Secretária Adjunta Carmen Langaro e o ex-Secretário da Cultura Victor Hugo.

Ao final, a orquestra realizou um bis em homenagem ao Rio Grande do Sul. A música “Sol, Céu, Sol, Terra e Cor” foi interpretada com a participação do público.

Veja a galeria!

Fotos: Mariana Moraes e Maurício Paz

[ppb_gallery_grid slug="concerto-de-abertura_1603" gallery_id="11630"]

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre