Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa homenageia Bienal do Mercosul com concerto na UFRGS

Publicação:

A programação da 11ª Bienal do Mercosul ficou mais musical com o concerto que a Ospa realizou na última sexta-feira (18), no Salão de Atos da UFRGS. Dentro da agenda do evento de Artes Visuais que vem movimentando a cidade, a orquestra apresentou um programa especial regido pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha.
Gilberto Schwartsmann, presidente da Fundação Bienal do Mercosul, proferiu algumas palavras antes da apresentação, e homenageou parceiros - entre eles estavam o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, e o maestro Borges-Cunha.
Na primeira parte da noite, o repertório contou com "Evocação de Augusto Meyer" de Armando Albuquerque, a estreia mundial de "Noturno para piano e orquestra", composto pelo próprio maestro, e "4'33" de John Cage, pela primeira vez inserida no programa da Ospa. Os quatro minutos e 33 segundos sem o som dos instrumentos compuseram uma experiência provocativa para o público. Após o intervalo, a pianista Olinda Allessandrini, solista convidada, subiu ao palco para interpretar com a orquestra o "Concerto em Fá" de George Gershwin.
 
O evento também inaugurou a Série UFRGS 2018 da orquestra. O próximo concerto da série acontece no dia 15 de junho.
 
Veja a galeria! Fotos: Maí Yandara
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre