Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa emociona público em concerto regido por maestro uruguaio

Publicação:

No último sábado, dia 06 de outubro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realizou um concerto especial  com obras de dois grandes compositores da tradição da música de concerto em sua Casa da Música. Sob a batuta do  jovem maestro uruguaio Martín Jorge, considerado um dos mais versáteis regentes de sua geração, os músicos interpretaram a abertura de “Fidelio” e a “Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op. 68 – Pastoral” de Beethoven, além do “Concerto nº 2 em Dó menor, Op.18” de Rachmaninoff, com os solos  do pianista brasileiro Pablo Gusmão.
O repertório iniciou com “Fidelio, Op. 72c: Abertura” de Beethoven (1771-1827). Elaborada durante a primeira década do século XIX, período de intensa atividade criativa para o compositor, a peça é a quarta das aberturas criadas para a sua única ópera: “Fidelio”. Ao contrário das outras três, a versão final introduz a obra sem apresentar o seu conteúdo musical, não antecipando a surpresa da trama. Reconhecida como a abertura oficial da ópera, ganhou as salas de concerto por ser a mais peça mais coesa e festiva do conjunto de composições.
Depois, o pianista Pablo Gusmão subiu ao palco para executar ao lado da orquestra o icônico “Concerto nº 2 em Dó menor, Op.18” de Rachmaninoff (1873-1943). Considerada uma das obras mais conhecidas do compositor, a peça surpreende do ponto de vista estrutural e melódico e tornou-se tema de inúmeros filmes hollywoodianos.
Na segunda parte da noite, foi interpretada a “Sinfonia Nº 6 em Fá Menor, Op. 68 - Pastoral”, de Beethoven (1833-1897). Estreada em 1808, a peça demonstra o apreço do compositor pelo contato com a natureza. Em seus cinco movimentos, descreve as sensações experimentadas em ambientes rurais: a alegria da chegada ao campo; uma cena à beira de um regato; uma dança campestre; a tempestade; e, por fim, a ação de graças dos pastores após a tormenta.
Veja como foi! Fotos: Maí Yandara
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre