Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa destaca repertório para trompas em concerto na sua Casa da Música

Publicação:

O público gaúcho conferiu uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. No último sábado, dia 15 de setembro, a sinfônica apresentou um repertório para trompas em concerto na sua Casa da Música.
A exibição marcou a estreia nos palcos da Capital gaúcha de dois convidados da orquestra: do maestro alemão Jonas Alber e do italiano Luca Benucci, trompista principal da Filarmônica de Berlim.
Com a Ospa, Benucci interpretu o segundo movimento do “Concerto para Oboé em Dó Menor”, de Alessandro Marcello (1673-1747), uma das mais célebres obras do período Barroco, tornando-se conhecida por ter sido transcrita para cravo por Bach.
O programa também contou com o “Concerto para Trompa Nº 1 em Mi Bemol Maior, Op. 11”, de Richard Strauss (1864-1949)., com os solos de Luiz Garcia, trompista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo que tem participado como solista convidado em apresentações, gravações e turnês de grandes orquestras na Alemanha e na Suíça.
Na sequência,  os trompistas Luca Benucci, Luiz Garcia,  Philip Doyle e Israel Oliveira se uniram aos argentinos do Bayres Horns para executar “Tangazo”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Escrita em 1969, a obra exibe sonoridades que ressaltam o ritmo energético e agitado do tango.
“Sinfonia Nº 3”, de Anton Bruckner (1824-1896), obra que exprime como o compositor soube conciliar o historicismo romântico com a sensibilidade musical, finalizou a apresentação em grande estilo.
O evento integrou as comemorações da Semana da Pátria 2018 e marcou o encerramento do V Encontro Brasileiro de Trompistas, realizado pela Associação de Trompistas do Brasil (ATB) e pela Ospa.
Veja como foi!
Fotos: Maí Yandara
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre