Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA completa 70 anos de história

Publicação:

No dia 23 de março de 1950, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)  realizou o seu primeiro concerto no palco do Theatro São Pedro. Sob regência do fundador e primeiro maestro e diretor artístico, Pablo Komlós, os músicos interpretaram obras de Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn-Bartholdy, Paulo Luís Vianna Guedes, Hector Berlioz e Ludwig van Beethoven. Desde a estreia, a Ospa nunca parou, completando no dia de hoje 70 anos de atividades.

A história da OSPA começou em outro continente. Seu fundador, Pablo Komlós, nasceu na Hungria, onde iniciou seus estudos em regência e composição. Foi no final da década de 30 que Komlós e sua família partiram em direção ao Uruguai, local em que permaneceram por cerca de dez anos. Em 1950, o maestro mudou-se para o Rio Grande do Sul, quando assumiu a organização e regência da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Komlós deixou a sinfônica em 1978, ano em que faleceu. Após a morte do maestro, a OSPA teve como regentes titulares  David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Tulio Belardi, Arlindo Teixeira, Cláudio Ribeiro, Ion Bressan, Isaac Karabtchevsky e Tiago Flores.  Em 2015, Evandro Matté assumiu a regência e a direção artística da orquestra. Foi nesse período que a OSPA conquistou pela primeira vez a sede própria.  A Casa da OSPA é a concretização de um sonho antigo da sinfônica, que passou muitos anos sem locais apropriados para ensaio e apresentações.  

Além do trabalho da orquestra,  desde 1972, a OSPA também realiza projetos educativos através da Escola de Música da OSPA.  A Escola oferece formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, cumprindo um papel importante na democratização da educação e cultura no Rio Grande do Sul. A sinfônica também possui um Coro Sinfônico, regido pelo maestro Manfredo Schmiedt. 

Em 70 anos de história, a OSPA passou por muitos desafios e mudanças. A pandemia do novo coronavírus trouxe mais um deles. Com os concertos suspensos, a OSPA busca mais uma vez se reinventar e se adequar aos cenários adversos para seguir entregando aquilo que mais importa: música de qualidade.


OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre